Papo de Mãe
» SUSTENTABILIDADE

Alimentação sustentável: o que é isso?

Em entrevista ao Papo de Mãe, a engenheira de alimentos e cozinheira Mayra Abbondanza, mãe de 5 filhos, fala sobre alimentação sustentável

Mariana Kotscho* Publicado em 28/09/2021, às 12h03

Comprar alimentos de pequenos produtores é uma opção sustentável
Comprar alimentos de pequenos produtores é uma opção sustentável
Oferecido por:


"A alimentação sustentável sempre é saudável, mas a saudável nem sempre é sustentável". Assim resume a engenheira de alimentos Mayra Abbondanza, que também é cozinheira, mãe de 5 filhos (sendo 4 meninos e uma menina) e autora de livros como "Dêxa Euuuuuu" e "Clãs Fantásticos".

Em entrevista ao Papo de Mãe (em vídeo logo abaixo), Mayra explica que "ter uma alimentação sustentável é entender melhor o que está sendo consumido, o que a família está comendo e o que está sendo preparado". É também conhecer o alimento e qual a época ideal do que a natureza oferece ao longo do ano, até para favorecer os pequenos produtores: "Comprar de fornecedores locais para valorizá-los é uma atitude sustentável", diz Mayra. 

"A ideia é ter menos impacto possível no ecossistema e tem que ser algo que você consiga manter", reforça a engenheira de alimentos. É verdade que o alimento sustentável pode ser mais difícil de conseguir. Por exemplo, produzir os alimentos em casa, plantar uma horta ou cozinhar em casa é algo que demanda tempo, paciência. Mas também são criados vínculos familiares e uma proximidade com a natureza que trazem benefícios, inclusive, que vão além da alimentação. 

Assista à entrevista completa com Mayra Abbondanza

A cozinheira fala sobre o movimento "Slow" (devagar em inglês), de valorizar e respeitar o tempo das coisas. "A alimentação é um assunto transversal do bem-estar", conclui. Para ela, se as crianças entrarem neste ritmo "mais slow", eles vão dar mais valor aos alimentos, para entenderem os processos e se apropriarem mais do seu tempo.

Mayra é mãe de Pedro, 17, Julia, 15, Francisco, 10, Felipe, 8 e Leon, 3. Ela conta que todos vão pra cozinha com ela e participam de todas as etapas. "O Leon com 2 aninhos já lavava louça".

Sobre o livro Clãs Fantásticos, Mayra explica que "Clã" é um novo conceito de família, um termo que aceita todos os formatos familiares: "O Clã também acolhe quem tem vínculos não biológicos. Os Clãs tem essa inquietação de acolher ao invés de excluir. Eu tenho um segundo casamento com o Ernesto, pai do caçula, que é padrasto dos outros quatro", exemplifica Mayra para explicar o significado de Clã.

Veja também

Já o "Dêxa Euuuuu" é um livro de receitas com uma linguagem infantil, que indica o que as crianças podem fazer na cozinha de acordo com a idade. "O livro fala em criancês", brinca Mayra.

Quando você sabe o que está comendo e se aproxima do alimento isso é mais saudável e mais sustentavel." (Mayra Abbondanza)

Para Mayra, a autonomia das crianças é essencial, até para ajudar a família, para serem colaborativas, e elas devem ir assumindo cada vez mais responsabilidades conforme crescem.

Portanto, uma alimentação sustentável é algo bem abrangente e que traz muitos benefícios para a família toda, tanto para a saúde do corpo, como para a saúde das relações.

mayra
Mayra Abbondanza

*Mariana Kotscho é jornalista, apresentadora e idealizadora do Papo de Mãe

**O Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis é uma iniciativa global da Nestlé, que assumiu o compromisso de ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 no mundo todo. Desde 1999 foram beneficiadas mais de 3 milhões de crianças no Brasil.

Com o lema “muda que elas mudam”, a partir de uma plataforma de conteúdo, o programa estimula famílias a adotarem hábitos mais saudáveis e ainda promove um prêmio nacional que ajuda a transformar a realidade de 10 escolas públicas por ano com reformas e mentorias pedagógicas.

Conheça mais no site do programa

Confira as nossas outras redes sociais

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Nestlé por crianças mais saudáveis