Papo de Mãe
» ALIMENTAÇÃO

Dicas de lanches para passeios ao ar livre

Receitas de lanches saudáveis para um passeio ao ar livre com as crianças

Camila Alves* Publicado em 02/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h57

Sugestões para transportar e armazenar os alimentos saudáveis, e opções para manter as crianças hidratadas e cheias de energia durante a brincadeira
Sugestões para transportar e armazenar os alimentos saudáveis, e opções para manter as crianças hidratadas e cheias de energia durante a brincadeira

A hidratação é imprescindível. Prefira água natural fresca, suco de fruta natural ou água de coco.

Para transportar e armazenar seus alimentos, invista numa bolsa térmica e potes de plástico livres de BPA (Bisfenol A). Lembrem-se sempre de levar saquinhos plásticos para recolher o lixo usado, preservando assim o meio ambiente. Cuide também de separar alguns itens como colher, garfinho e uma faca para você usar se precisar cortar alimentos sólidos. Já os lenços umedecidos servirão para fazer a limpeza da boquinha e das mãozinhas das crianças.

Veja também:

Sempre importante ter uma fonte de carboidrato para oferecer energia para os pequenos continuarem exercendo as atividades, como brincar. Torta caseira de legumes e sanduichinhos de pão integral são ótimas opções.

Dicas de recheio para os sanduichinhos:


– Patês à base de ricota, queijo tipo cottage ou cream-cheese com atum ou frango desfiado.
– Pastinhas à base de tofu e vegetais.
– Pasta de homus e cenoura ralada ou homus de beterraba
– Geléia sem adição açúcar.
– Embale um a um para conservar bem e abrir apenas o que for consumido.

Algumas frutas, como a maçã, a pêra e a banana, ao serem manipuladas e expostas à luz e ao ar, sofrem oxidação ficando escuras, portanto, oferecer estas frutas inteiras e com casca(com exceção da banana) é a melhor opção. Frutas como ameixa, pêssego, mexerica, carambola também são bem práticas, só precisam ser lavadas. Outras frutas como melão e melancia (ricas em água), morango, uva, kiwi e abacaxi, entre outras, podem ser picadas e armazenadas em potes plásticos tampados ou potes térmicos.

Caso a correria tenha sido grande e não tenha dado tempo de preparar as frutas in natura, recorra aos purês de frutas industrializados, sem adição de açúcar, conservante ou corante.

Para variar um pouco os lanchinhos, faça espetinhos de tomate cereja e queijo muçarela de búfala ou queijo branco e leve em um potinho fechado. Cenourinhas baby, palitinhos de pepino, milho cozido e ovo de codorna são muito práticos e também bem aceitos pelas crianças.

Aposte em um mix de frutas secas que, além de garantir energia, não estragam com o calor. Vale colocar damasco, amêndoa, castanha do pará, uva passa, nozes, etc

Bolos, cookies e barrinhas de cereais caseiras são sempre bem-vindos!

Como levar os sucos naturais:

– Escolha as frutas que oxidam mais devagar como manga, maracujá, abacaxi e goiaba.
– Faça gelinhos (polpa) de frutas em forminhas de gelo. Uns 20 minutos antes de sair de casa, bata com água ou água de coco e coloque na garrafinha térmica.
– Pingue de 3 a 4 gotinhas de limão em cada 200ml de suco. O limão ajuda a retardar o processo oxidativo da fruta.
– Sempre prefira garrafinhas térmicas pois elas mantém a temperatura em até 3 horas após o preparo.
– Se não foi possível fazer o suco natural, opte pelo suco de caixinha, dando preferência por aqueles sucos integrais ou 100% fruta, fuja dos refrescos. Quanto maior for a lista de ingredientes menor é a qualidade do produto. E lembrem-se, néctar não é suco!!

Opções de água de coco:

– Hoje em dia existem opções de garrafinhas de água de côco natural em alguns supermercados.
– Se não achou as naturais, opte por uma industrializada, mas fiquem atentos ao rótulo, dê preferência por aquelas que não adicionam açúcar (sacarose ou frutose), aditivos, conservantes ou que sejam reconstituídas.

Receitas:

Cookie de banana com maçã

1 banana
½ maçã ralada com casca
4 col. sopa de flocos de aveia
1 col. sobremesa rasa de canela

Modo de preparo:Misturar tudo. Untar a forma com óleo. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos

Bolo de banana

4 bananas
4 ovos
1 xic. uva passa
½ xic. de óleo
1 xic. de farelo de aveia
1 xic. de aveia em flocos
Canela à gosto
2 col. sopa de fermento em pó

Modo de preparo:Bater no liquidificador os 4 primeiros ingredientes. Passar a massa para uma tigela e misturar o restante dos ingredientes. Colocar em forminhas de silicone ou em forma de bolo untada. Assar a 180ºC por 30 minutos.

Camila Alves

*Camila Alves, nutricionista materno infantil com especialização em Nutrição Clínica em Pediatria pelo Instituto da Criança HCFMUSP. Mãe do Luis.

Fernanda, Rafaella e Ana

Saúde4kids – O amor à medicina uniu as médicas: Fernanda, Rafaella e Ana. Além da vocação em servir aos pequenos, elas tinham outra certeza: precisavam ajudar as mamães. Perceberam que muitas estavam perdidas nesse caminho cheio de novidades e incertezas que é a maternidade e, na busca por informações, as mamães se perdiam ainda mais.

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre alimentação:

AlimentaçãoColunistasDicasSaúde4kids - pediatras