Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Sangramento após relação sexual na gravidez

Sangramento na gestação após relação sexual é comum mas, na dúvida, melhor pedir opinião médica

Redação Papo de Mãe Publicado em 17/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 05/07/2021, às 17h40

Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe
Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe

Dra. Ligia Santos, ginecologista e obstetra, comenta sobre o sangramento que pode ocorrer após a relação sexual quando a mulher está grávida. Ela explica que é comum acontecer o sangramento porque o colo da gestante é mais vascularizado em razão dos hormônios da gravidez.

Normalmente é só um pouquinho de sangue e não é preocupante. Mas, na dúvida, qualquer sangramento durante a gravidez merece uma avaliação médica.

Veja também

O sangramento que acontece após a relação sexual é chamado de sangramento pós coito. Pequenos atritos do pênis batendo no colo do útero pode provocar este sangramento, que normalmente é um sangue vivo, em pequena quantidade, logo após o ato sexual. Ele pode ainda aparecer durante alguns dias, mas o sangue já não deve mais ser de um vermelho vivo. "Não está sangrado mais, mas ainda tem sangue na vagina", tranquiliza a médica.

Mas a Dra.Ligia faz um alerta caso o sangramento seja mais intenso ou se prolongue: "Todo sangramento na gestação precisa ser avaliado por um médico, para descartar uma gravidade".

Assista ao vídeo completo da Dra. Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe:

Saiba quando chegou a hora do parto, já por volta da 40a semana

Os sinais

  1. Rompimento da bolsa (perda de líquido)
  2. Sangramento intenso
  3. Contrações ritmadas, com intervalos pequenos, dor
  4. Quando bebê fica sem mexer por mais de 4 horas

Após os primeiros sinais, deve começar a dilatação do colo do útero, que será avaliada pela médica, ou médico. O parto do primeiro bebê costuma ser mais demorado.

Dra. Ligia ressalta a importância do pré-natal e também de fazer um plano de parto. Ela ainda dá mais duas dicas: fazer exercícios na gestação e evitar o ganho excessivo de peso. “Sempre que possível,  parto normal é o ideal. Não desista”, finaliza ela.

Confira também as nossas redes sociais

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Dra.Ligia SantosHomeGravidezVídeos