Papo de Mãe
Papo de Mãe
» Gravidez

Sangramento após relação sexual na gravidez

Sangramento na gestação após relação sexual é comum mas, na dúvida, melhor pedir opinião médica

Redação Papo de Mãe Publicado em 17/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 05/07/2021, às 17h40

Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe
Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe

Dra. Ligia Santos, ginecologista e obstetra, comenta sobre o sangramento que pode ocorrer após a relação sexual quando a mulher está grávida. Ela explica que é comum acontecer o sangramento porque o colo da gestante é mais vascularizado em razão dos hormônios da gravidez.

Normalmente é só um pouquinho de sangue e não é preocupante. Mas, na dúvida, qualquer sangramento durante a gravidez merece uma avaliação médica.

Veja também

O que é útero arqueado?

Gravidez com DIU: e se acontecer?

Ferida no colo do útero: o que é e como tratar?

O sangramento que acontece após a relação sexual é chamado de sangramento pós coito. Pequenos atritos do pênis batento no colo do útero pode provocar este sangramento, que normalmente é um sangue vivo, em pequena quantidade, logo após o ato sexual. Ele pode ainda aparecer durante alguns dias, mas o sangue já não deve mais ser de um vermelho vivo. "Não está sangrado mais, mas ainda tem sangue na vagina", tranquiliza a médica.

Mas a Dra.Ligia faz um alerta caso o sangramento seja mais intenso ou se prolongue: "Todo sangramento na gestação precisa ser avaliado por um médico, para descartar uma gravidade".

Assista ao vídeo da Dra.Ligia Santos




Dra.Ligia SantosHomeGravidezVídeos