Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Saiba quando chegou a hora do parto: os 4 sinais mais importantes

Entrevista Especial do Papo de Mãe com a ginecologista e obstetra Ligia Santos sobre os sinais da hora do parto: chegou o momento de o bebê nascer!

Redação Papo de Mãe Publicado em 03/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h10

Ligia Santos explica quais são os sinais de que chegou a hora do parto
Ligia Santos explica quais são os sinais de que chegou a hora do parto

A maioria das grávidas fica muito ansiosa com a proximidade da hora do parto, ainda mais se for nascer o seu primeiro bebê. Há muitas dúvidas sobre quais são os sinais reais de que o momento certo chegou e não é um “alarme falso” ou algum problema com o qual se preocupar.

Para tirar as principais dúvidas das gestantes, nós batemos um papo com a ginecologista e obstetra Ligia Santos, que é colunista do Papo de Mãe.

Veja também:

Um bebê de termo é aquele de 40 semanas e vai até 42 semanas, mas a partir das 37a semana o bebê já pode nascer sem ser considerado prematuro. Entre 34 e 37 semanas o bebê já está mais formado e não é considerado prematuro extremo. Se a mulher entrar em trabalho de parto antes disso, se possível, é bom tentar inibir o nascimento.

Quando o bebê de encaixa é normal que a mulher sinta dores nas costas e tenha perda do tampão, mas essas duas condiçõs ainda não indicam a hora do parto, assim como as contrações de treinamento, que são esporádicas. “O tampão mucoso é como se fosse um catarro, um tecido mucoso grosso entre o colo do útero e a vagina. Quando ele solta pode haver pequeno sangramento. “Sangramento na gestação é sempre bom verificar”, alerta a dra. Ligia Santos.

A médica explicou que há 4 sinais principais de que a mulher entrou ou vai entrar em breve em trabalho de parto. Ela pode apresentar um deles ou todos.

Os sinais

  1. Rompimento da bolsa (perda de líquido)
  2. Sangramento intenso
  3. Contrações ritmadas, com intervalos pequenos, dor
  4. Quando bebê fica sem mexer por mais de 4 horas

Após os primeiros sinais, deve começar a dilatação do colo do útero, que será avaliada pela médica, ou médico. O parto do primeiro bebê costuma ser mais demorado.

Dra. Ligia ressalta a importância do pré-natal e também de fazer um plano de parto. Ela ainda dá mais duas dicas: fazer exercícios na gestação e evitar o ganho excessivo de peso. “Sempre que possível,  parto normal é o ideal. Não desista”, finaliza ela.

Assista à entrevista completa com a Dra. Ligia Santos:

Dra.Ligia SantosEntrevistasO PartoVídeos