O Portal
da Vida em Família
06/03/2021

Climatério e menopausa: você sabe a diferença?

Compartilhe a matéria



A ginecologista e obstetra Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe, tira as dúvidas do público sobre menopausa. Ela responde em vídeo esta pergunta que chegou pra gente: Tenho 44 anos e minha menstruação está atrasada. Gravidez ou menopausa?

Por Papo de Mãe

Quando a menstruação atrasa após os 40 anos, é muito comum a mulher se perguntar se está grávida ou na menopausa. A Dra. Ligia Santos explica que  por volta dos 45 anos a mulher já pode entrar no período do climatério, que é a época de transição na vida da mulher entre a sua fase reprodutiva e a não reprodutiva. “É como se o climatério fosse uma nova adolescência da mulher”, brinca a ginecologista.





“Nenhuma mulher dorme criança e acorda adulta”, diz a Dra. Ligia. Assim como a adolescência ocorre durante alguns anos, o climatério também. Ao longo destes anos de transição para a menopausa, a mulher pode sentir diversos sintomas como menstruação irregular, metabolismo lento (dificuldade para emagrecer), alterações do sono, irritabilidade, cansaço, diminuição da libido. “É importante passar em consulta médica com ginecologista para receber orientações e fazer check up, inclusive da parte cardíaca”, orienta a Dra. Ligia.

Dra.Ligia Santos explica climatério e menopausa em vídeo:



Para se considerar que a mulher está definitivamente na menopausa, é necessário que ela já esteja há um ano sem menstruar. Vale lembrar que durante os anos de climatério a mulher pode engravidar, embora a chance seja pequena, de 1%. Caso a gravidez aconteça, é considerada uma gestação de alto risco e precisa de acompanhamento especial.

Veja também:

Quando é hora de levar a adolescente em consulta com ginecologista?

Saiba quando chegou a hora do parto: os 4 sinais mais importantes

O intervalo ideal entre as gestações




Compartilhe a matéria

Tags: , , , , ,