Papo de Mãe
» SAÚDE FEMININA

Climatério e menopausa: você sabe a diferença?

A ginecologista e obstetra Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe, tira as dúvidas do público sobre menopausa

Redação Papo de Mãe Publicado em 13/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h04

A Dra. Ligia Santos explica o que é a fase do climatério
A Dra. Ligia Santos explica o que é a fase do climatério

Quando a menstruação atrasa após os 40 anos, é muito comum a mulher se perguntar se está grávida ou na menopausa. A ginecologista, obstetra e colunista do Papo de Mãe, responde em vídeo esta pergunta que chegou para a gente: "tenho 44 anos e minha menstruação está atrasada. Gravidez ou menopausa?".

A médica explica que  por volta dos 45 anos a mulher já pode entrar no período do climatério, que é a época de transição na vida da mulher entre a sua fase reprodutiva e a não reprodutiva. “É como se o climatério fosse uma nova adolescência da mulher”, brinca a ginecologista.

Veja também:

“Nenhuma mulher dorme criança e acorda adulta”, diz a Dra. Ligia. Assim como a adolescência ocorre durante alguns anos, o climatério também. Ao longo destes anos de transição para a menopausa, a mulher pode sentir diversos sintomas como menstruação irregular, metabolismo lento (dificuldade para emagrecer), alterações do sono, irritabilidade, cansaço, diminuição da libido. “É importante passar em consulta médica com ginecologista para receber orientações e fazer check up, inclusive da parte cardíaca”, orienta a Dra. Ligia.

Para se considerar que a mulher está definitivamente na menopausa, é necessário que ela já esteja há um ano sem menstruar. Vale lembrar que durante os anos de climatério a mulher pode engravidar, embora a chance seja pequena, de 1%. Caso a gravidez aconteça, é considerada uma gestação de alto risco e precisa de acompanhamento especial.

Da mesma forma que acontece na adolescência, em que as menstruações são irregulares. Na fase do climatério, isso também acontece." (Dra. Ligia Santos)

Assista à explicação completa da ginecologista e obstetra Ligia Santos e se inscreva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

Dra.Ligia SantosMãe / PaiPapo de Mãe respondeVídeos