Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Incompetência istmo cervical, o que é?

A ginecologista e obstetra Ligia Santos explica o que é incompetência istmo cervical e quais os riscos de isso causar uma perda gestacional prematura

Mariana Kotscho* Publicado em 19/07/2021, às 07h00

Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe
Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe

Há mulheres que, infelizmente, perdem o bebê por volta do quarto ou quinto mês de gestação, de repente, quando tudo parecia estar indo bem. E quando se descobre a causa, a resposta é: houve incompetência istmo cervical. Mas, afinal, o que é isso?

A Dra. Ligia Santos, ginecologista e obstetra, explica que isso acontece quando o colo do útero não suporta o peso do bebê e acaba cedendo antes do tempo, abrindo. Nestes casos, é possível fazer uma prevenção fazendo uma cerclagem, uma espécie de "costura" do colo do útero. Daí quando chegar na hora certa de o bebê nascer, os pontos são retirados.

Antes de engravidar, não é possível saber se a mulher terá este problema durante na gravidez. O que é muito importante é o pré-natal adequado e o histórico prévio de incompetência istmo cervical. Quando tudo vai bem com o bebê, a cerclagem pode ser feita entre 12 e 14 semanas de gestação.

Veja também

Pode ser usado um pessário, quando é colocado uma espécie de anel na vagina para tentar segurar o bebê, mas nem todos os médicos usam este método, alguns preferem o uso de medicamentos para evitar a passagem do bebê.

A gestante com este problema terá indicação de evitar atividades físicas e relações sexuais durante a gravidez. A incompetência istmo cervical é considerada rara e com acompanhamento adequado, a gravidez pode acontecer até o prazo esperado.

Assista ao vídeo da Dra. Ligia Santos sobre incompetência istmo cervical

*Mariana Kotscho é jornalista

ColunistasDra.Ligia Santos