Papo de Mãe
» ENTREVISTA

Pais corajosos: como impor limites amorosos

Entrevista de Mariana Kotscho e Roberta Manreza com os psicólogos Haim Omer e Heloisa Fleury no Youtube do Papo de Mãe sobre o livro “Pais Corajosos”

Sabrina Legramandi e Mariana Kotscho* Publicado em 16/01/2021, às 00h00

Os psicólogos Haim Omer e Heloisa Fleury, autores do livro "Pais Corajosos: como impor limites amorosos e proteger seu filho", explicam o conceito de amor vigilante
Os psicólogos Haim Omer e Heloisa Fleury, autores do livro "Pais Corajosos: como impor limites amorosos e proteger seu filho", explicam o conceito de amor vigilante

Se existe um desafio grande para os pais e mães dessa geração é aprender a como impor limites na casa. E o mais difícil é quando o assunto é tecnologia.

Os psicólogos Haim Omer e Heloisa Fleury, autores do livro "Pais Corajosos: como impor limites amorosos e proteger seu filho", explicam o conceito de amor vigilante. O limite amoroso é aquele que se impões não pela autoridade, mas pela convivência e atenção.

A gente sempre pensa que temos que impor limites aos filhos, mas temos que impor limites a nós mesmos. Temos que aprender a tomar atitudes pelo amor e pelo dever." (Haim Omer)

Veja também:

Os autores dão dicas para pais e mães de hoje em dia sobre como impor limites e a importância de fazer parte da vida dos filhos, de ter um interesse verdadeiro. É saber, por exemplo, o que seu filho tanto faz no celular e não ficar apenas criticando, diz Haim Omer.

Antigamente o limite era uma autoridade e trazia uma escalada da violência. Porém, a presença amorosa envolve o 'aqui e agora': estar presente e participante do que está acontecendo." (Heloisa Fleury)

E o amor vigilante tem diferentes níveis de vigilância. É preciso saber quando se pode “baixar a guarda” e quando é necessário tirar o filho ou filha de um perigo.

A sociedade se transforma, e a criação dos filhos também. "A gente não aceita mais a autoridade que envolve uma hierarquia e um controle absoluto. Hoje nós queremos que os nossos filhos tenham um senso de controle e de autonomia", afirma Haim Omer.

O livro tem um capítulo específico sobre excesso de telas.

*Sabrina Legramandi e Mariana Kotscho são repórteres do Papo de Mãe

Confira a entrevista completa com Haim Omer e Heloisa Fleury:

EntrevistasFamíliaAdolescenteCriançaVídeos