Papo de Mãe
» SAÚDE

Histerossalpingografia para mulheres que estão com dificuldades de engravidar. Que exame é este?

Dr. Gustavo Kröger, especialista em medicina reprodutiva, explica em vídeo o que é o exame de nome complicado chamado histerossalpingografia

Redação Papo de Mãe Publicado em 19/01/2021, às 00h00

Gustavo Kröger, especializado em medicina reprodutiva, considera a histerossalpingografia um dos exames mais importantes para a mulher que está tentando engravidar e não consegue
Gustavo Kröger, especializado em medicina reprodutiva, considera a histerossalpingografia um dos exames mais importantes para a mulher que está tentando engravidar e não consegue

Você já ouviu falar sobre histerossalpingografia? O ginecologista e obstetra Gustavo Kröger, especializado em medicina reprodutiva, considera a histerossalpingografia um dos exames mais importantes para a mulher que está tentando engravidar e não consegue.

É um exame de imagem das trompas, ou tubas uterinas. Indicado para mulheres com menos de 35 anos que estão tentando engravidar há um ano, ou para mulheres com mais de 35 anos que estão tentando engravidar há 6 meses.

O exame de nome complicado checa o trajeto entre o útero e os ovários, se está tudo livre para que os espermatozóides cheguem até o óvulo e se as tubas estão sem alterações. "Sem isso, não tem gravidez", diz o médico.

Veja também:

Infelizmente é um exame desconfortável, em que a mulher fica em posição ginecológica, e é usado um cateter e também contraste.

Quando o contraste entra nas tubas, são tiradas chapas de raio X para verificar como elas estão. "Aí eu vou ter uma sequência do trajeto e vou ver se o contraste está passando", afirma Gustavo.

Ele explica que, se o contraste atravessa as tubas, há uma chance de gravidez. "O exame fala bem se a sua tuba está entupida ou não", esclarece o ginecologista.

O exame é essencial para que o ginecologista possa indicar algum tratamento. Lembrando que para o homem, o exame mais importante é o espermograma.

Identificando algum problema na tuba uterina, é possível estabelecer, caso a caso, um tratamento para engravidar, que normalmente é a fertilização in vitro.

Assista à explicação do Dr. Gustavo Kröger, especialista em medicina reprodutiva, sobre o exame da histerossalpingografia:


Gustavo KrögerTentando EngravidarVídeos