Papo de Mãe
Papo de Mãe

Histerossalpingografia para mulheres que estão com dificuldades de engravidar. Que exame é este?

Mariana Kotscho Publicado em 19/01/2021, às 00h00

None
19 de janeiro de 2021


Dr. Gustavo Kröger, especialista em medicina reprodutiva, explica em vídeo o que é o exame de nome complicado chamado HISTEROSSALPINGOGRAFIA.

Por Papo de Mãe

O ginecologista e obstetra Gustavo Kröger, especializado em medicina reprodutiva,  considera a histerossalpingografia um dos exames mais importantes para a mulher que está tentando engravidar e não consegue.

É um exame de imagem das trompas, ou tubas uterinas. Indicado para mulheres com menos de 35 anos que estão tentando engravidar há um ano, ou para mulheres com mais de 35 anos que estão tentando engravidar há 6 meses.

Assista a explicação em vídeo:

O exame de nome complicado checa o trajeto entre o útero e os ovários, se está tudo livre para que os espermatozóides cheguem até o óvulo e se as tubas estão sem alterações.

Infelizmente é um exame desconfortável, em que a mulher fica em posição ginecológica, e é usado um cateter e também contraste.

Quando o contraste entra nas tubas, são tiradas chapas de raio X para verificar como elas estão.

Lembrando que para o homem, o exame mais importante é o espermograma.

Identificando algum problema na tuba uterina, é possível estabelecer um tratamento para engravidar, que normalmente é a fertilização in vitro.

Veja também:

O que é infertilidade

Tabelinha funciona?

Coito Programado




ColunistasGustavo KrögerHomeTentando EngravidarVídeos