Papo de Mãe
Papo de Mãe
» SAÚDE

Como prevenir dores na coluna?

Especialistas da AACD dão dicas e alertas sobre como cuidar da coluna e prevenir problemas futuros

Médicos do Hospital Ortopédico da AACD* Publicado em 23/07/2021, às 09h15

Você sabia que é possível evitar dor na coluna?
Você sabia que é possível evitar dor na coluna?

Sentir desconforto nas costas é algo bastante comum. Cerca de 80% das pessoas têm ou terão pelo menos um episódio de dor lombar ao longo da vida, sendo essa a segunda causa de visita ao médico (perde apenas para dor de cabeça).

Como prevenção para evitar ou diminuir esse incômodo, trazemos algumas importantes recomendações:

Atividade física

É fundamental sempre manter o corpo ativo e se exercitar. A atividade física deve ser condizente com a idade e as condições clínicas, por isso, é importante que aconteçam sob a supervisão de um educador físico ou fisioterapeuta.

Boa postura

Principalmente no ambiente de trabalho, seja no escritório ou em home office, é fundamental ter uma boa postura – cadeira com encosto adequado para manter a coluna sempre apoiada, ter os pés no chão, tela do computador na altura dos olhos, mouse e teclado dispostos de maneira que seja possível utilizá-los com o cotovelo sempre dobrado são algumas dicas importantes. 

Veja também:

Sono adequado

Dormir o número de horas suficiente para que o corpo desperte descansado é fundamental. Além disso, cama e travesseiros adequados são importantes. O colchão não deve ser nem muito duro e nem muito mole, para permitir um relaxamento confortável. Já o travesseiro deve se adequar à curvatura da coluna, para que sempre fique reta enquanto a pessoa dorme, mais alto para quem dorme de lado e mais baixo para quem dorme com a barriga para cima. 

Evite sobrepeso

Excesso de peso sobrecarrega as articulações, o que, além de dor, pode provocar desgaste prematuro, prejudicando a qualidade de vida da pessoa conforme os anos vão passando. Por isso, é muito importante que o peso sempre esteja adequado à altura.

Uso adequado de tablets e celulares

O uso exagerado desses aparelhos pode acarretar problemas na coluna, tendo em vista que a pessoa fica curvada quando está lendo, digitando ou assistindo vídeo. Por isso, é importante utilizar com parcimônia e, quando estiver fazendo uso, buscar manter a tela na altura dos olhos.

Intervalos

Para quem trabalha muito tempo sentado, é importante fazer pausas ao longo do dia. O ideal é a cada uma hora e meia, no máximo duas horas, parar a atividade para dar uma volta, alongar-se, tomar uma água, e depois retomar o serviço.

Há alguns sinais de alertas importantes de que é o momento de procurar um médico para um atendimento especializado. Os principais avisos que o nosso corpo dá são os seguintes:

- Dor após um trauma

- Dor lombar associada à alteração de sensibilidade ou força das pernas

- Dor noturna ou em repouso

- Dor seguida de emagrecimento sem motivo, febre ou alteração do estado geral da pessoa

- Dor lombar contínua em crianças de até 10 anos ou em idosos a partir dos 60 anos

Nesses casos, é importante procurar o quanto antes um atendimento especializado. O Hospital Ortopédico da AACD está preparado para receber pacientes ortopédicos de todas as idades, com especialistas na área.

*Dr. Alexandre Fogaça Cristante, Dr. Alexander Junqueira Rossato, Dr. Maurício Coelho Lima, Dr. Olavo Biraghi Letaif, Dr. Paulo Tadeu Maia Cavali e Dr. Raphael Martus Marcon, médicos do Hospital Ortopédico da AACD

Assista ao Papo de Mãe sobre problemas na coluna em crianças e adolescentes

Aproveite para se inscrever no canal

Saúde