Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Clareamento dentário na gestação

Alguns tratamentos dentários não são indicados na gestação

Redação Papo de Mãe Publicado em 04/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h38

O especialista em medicina reprodutiva, Gustavo Kröger, explica em vídeo porquê o clareamento dentário não é indicado durante o período da gestação
O especialista em medicina reprodutiva, Gustavo Kröger, explica em vídeo porquê o clareamento dentário não é indicado durante o período da gestação

O especialista em medicina reprodutiva, médico e obstetra Gustavo Kröger, explica em vídeo porquê o clareamento dentário não é indicado durante o período da gestação. Quais são os riscos? Qual o problema?

Durante a gestação, é recomendado que procedimentos médicos sejam feitos apenas em caso de necessidade e o menos possível, pois o risco das consequências são maiores.

Veja também:

Existem dois tipos de clareamento dentário: o que utiliza um tipo de gel e um a laser. "Em teoria, falamos apenas de um procedimento que afeta os dentes, mas o que acaba acontecendo é que, na prática, não existem estudos que confirmam se isso causa consequências ou não para o bebê", explica o médico.

Ele afirma que tudo na medicina necessita de estudos e que, na maioria das vezes, não há testes em gestantes. Casos de uso de tintura com henna no cabelo, por exemplo, são resultado de procedimentos que haviam sido feitos no passado e que, por acaso, deram certo em gestantes. No caso do clareamento dentário, porém, não existem trabalhos sobre isso.

Geralmente, quando a grávida vai ao dentista, ele pede uma carta com a autorização de um ginecologista. Mas como eu vou dar uma carta se não existem estudos em que eu possa me basear?" (Dr. Gustavo Kröger)

É por esse motivo que essas intervenções não são recomendadas: não porque os médicos pensam que não deve ser feita, mas porque não há estudos em que se basear para que eles possam dizer o que acham e o que não acham.

Confira o vídeo do Dr. Gustavo Kröger e se inscreva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

Gustavo KrögerGravidezVídeos