Papo de Mãe
» MATERNIDADE E PRECONCEITO

Por que é tão difícil voltar ao mercado de trabalho após a gravidez?

Especialista em orientação de carreira explica que a maternidade traz responsabilidades e competências que deveriam ser melhor aproveitadas pelas empresas

Ana Flávia Campos* Publicado em 20/05/2021, às 10h16

Retomada profissional da mulher
Retomada profissional da mulher
A geração do novo milênio herdou conquistas importantes com o chamado "empoderamento feminino". Mas, pelo andar da carruagem ou dos foguetes, ainda está longe o dia em que esse papel social mais ativo irá se traduzir em igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Se por um lado tivemos, nos últimos 60 anos, ganhos reais de espaço profissional das mulheres, ainda hoje somos obrigados a conviver com retrocessos e preceitos que são muito fortes na sociedade e em algumas empresas.
Entre esses conceitos pré-estabelecidos está a visão de que a maternidade pode ser um obstáculo para o pleno desenvolvimento da capacidade profissional da mulher. "Infelizmente muitas organizações ainda comparam a gravidez com uma doença que torna a pessoa incapacitada de fazer qualquer serviço. Essas empresas estão enganadas e cabe a mulher não aceitar essa ideia", destaca a coach Ana Flavia Campos, especialista em orientação de carreira.

Ela acrescenta que depois do parto, vem o desafio de voltar ao trabalho após a licença-maternidade. Nesse momento, o preconceito é outro. A mulher enfrenta a desconfiança e a falta de compreensão não só dos superiores imediatos, mas até mesmo dos colegas de trabalho.

"Será que ela vai se concentrar na tarefa e esquecer o filho por algumas horas?"

Esse tipo de pensamento, infelizmente tão comum, reflete uma visão machista do papel da mulher e uma falta de compreensão da participação dela na sociedade. "É uma triste realidade. Muitas empresas optam por não contratar mulheres após a gravidez, por considerarem que elas não darão conta das tarefas. Que elas não conseguirão lidar com as obrigações da maternidade e a correria do dia a dia de trabalho", avalia a Coach.

Veja também:

Se o preconceito no ambiente de trabalho deixa um cenário desolador, a construção da nova mulher, a partir da maternidade, contribui para trazer esperanças no futuro profissional. "Os conhecimentos adquiridos, pela responsabilidade de cuidar de outra pessoa, podem ser usados para criar um diferencial dessa mulher dentro da organização em que trabalha, na busca por uma recolocação profissional ou até mesmo na capacidade de empreender e encontrar um novo rumo na vida e na carreira", avalia.  

O coaching pode ajudar na retomada profissional da mulher

Ana Flavia explica que a mulher após a maternidade tem habilidade para fazer a gestão do tempo e o gerenciamento dos recursos disponíveis. Ela desenvolve a capacidade de tomar decisões adequadas em cada contexto e a habilidade de motivar os colegas a terem mais coragem e assumirem riscos. "As mães conquistaram competências que devem usar a seu favor. Afinal, essas novas habilidades são valorizadas por qualquer gestor", completa.

Segundo Ana Flávia, se a decisão da mulher for de buscar uma recolocação profissional, o trabalho de coaching terá a função de orientar a profissional a encontrar uma empresa que entenda as suas necessidades e que acredite que a maternidade pode trazer experiências que acrescentem valor a equipe, “Nós procuramos direcionar essa mulher a se conectar com empresas que adotem um ponto de vista mais aberto em relação à maternidade, que valorizem as qualidades que a maternidade oferece às mulheres”, explica.

Agora, se o desejo dessa mulher for o de empreender, o coaching irá reforçar algumas particularidades da vida materna que podem ajudar muito no processo. Afinal, a mãe consegue administrar o tempo de trabalho com a necessidade de cuidar dos filhos, tem um senso de responsabilidade tão grande que consegue dar conta de tudo e assume o controle de uma crise com tranquilidade e sem causar qualquer alarde. "O trabalho do coaching de carreiras visa aproveitar ao máximo as novas competências e dar o suporte necessário para que a mulher, seja qual for a sua decisão, possa conciliar, plenamente, trabalho e maternidade", finaliza.  

*Ana Flávia Campos


Pós graduada em Psicanálise e saúde mental, certificada em Master Coaching, Coaching Empresarial e Assessment pela Febracis, Coaching de Carreira pela PUR/RS, Orientadora Profissional pelo IBH, Psicóloga em formação pela UNIP, com MBA em Finanças pela FGV e voluntária no Dr.Psico durante a pandemia. Idealizadora e fundadora da plataforma para prestação de serviços, hoje, em construção e também, em breve, o credenciamento e certificação em Insigths Discovery e Hogan.

Com mais de 15 anos de experiência como consultora do Software SAP, certificada - ERP 6.0 EhP6, trabalhou e prestou serviços para grandes empresas e multinacionais tais como:Hypermarcas, Arcelor Mittal, Petrobras, Sabesp, Embasa, Aracruz Celulose, Coopercitrus, Itambé, Ambev, Heineken, Caixa Econômica Federal, Energias do Brasil, startup Ifood, através de consultorias conceituadas no mercado como Accenture, Tech Mahindra, projetos internacionais como no México pela Arcelor Mittal e Banco Nacional de Angola. 

Apaixonada pela mente humana, tem dedicado seus últimos anos em estudo e prática nas áreas de Carreira e Coaching com foco em Orientação Profissional, Planejamento e Coach de Carreira e Coach Empresarial para desenvolvimento de pessoas e Organizações. 

Instagram: https://www.instagram.com/anaflaviafccampos/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/anaflaviafccampos

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/anaflaviacampos/

Site: https://www.anaflaviacampos.com.br/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCE6eXm9gIu8RjmVxTE-0EyQ/featured

ColunistasDesafios / DilemasMercado de TrabalhoPós-parto