Papo de Mãe
» CRIAÇÃO

Criando filhos e filhas: como impor limites pela autoridade e não pelo autoritarismo

Luiz Hanns vai dar um curso na Casa do saber a partir desta segunda para orientar pais e mães sobre como educar seus filhos e filhas nos dias de hoje

Mariana Kotscho* Publicado em 15/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h15

Luiz Hanns antecipa algumas dicas em entrevista ao Papo de Mãe
Luiz Hanns antecipa algumas dicas em entrevista ao Papo de Mãe

De hoje até dia 18 (quinta-feira), a Casa do Saber promove os encontros “Caminhos para educar os filhos hoje”, com o psicoterapeuta e doutor em psicologia clínica Luiz Hanns. São 4 aulas on-line, sempre às 20hs.

Sim, podemos chamar de aulas porque pais e mães também podem aprender em cursos a serem pais e mães melhores. Os tempos mudam e a educação se transforma. Criar crianças e adolescentes é desafiador e precisamos acompanhar essas transformações.

O doutor Luiz Hanns procura fornecer em seus cursos ferramentas e recursos práticos para promover posturas mais cooperativas e preparar crianças e jovens para o mundo que os aguarda. Educar filhos é mais do que criá-los. É prepará-los para serem adultos capazes de lidar com a vida e desenvolver com eles competências socioemocionais para enfrentarem frustrações, aprenderem a negociar, adaptarem-se a mudanças rápidas, entre outros desafios.

Veja também:

“Hoje o mundo é menos hierárquico e menos autoritário e isso também é assim nas famílias e não se espera mais apenas obediência sem que a criança tenha vontade própria”, explica Dr.Luiz. Um dos desafios é ensinar filhos e filhas a aprenderem a fazer suas escolhas com responsabilidade, promovendo mais diálogos e respeitando direitos: “Com autoridade sem autoritarismo, o que é positivo”.

Em seus cursos e livros, Luiz Hanns fala sobre como colocar estes limites sem autoritarismo e sem violência, métodos que já foram usados no passado e não cabem mais atualmente. “Mostrar limites é diferente de impor. Mostrar funciona mais do que impor. Mas claro que há momentos em que tem que tem que impor e pronto e o desafio é identificar esses momentos.”

O diálogo entre pais, mães, filhos e filhas deve se dar em conexão com emoções e pensamentos. Gritos e castigos a toda hora não dão resultados, perdem o sentido.

A partir dos 4 anos, já é possível estabelecer diálogos complexos com crianças sobre assuntos como liberdade e ética, numa linguagem acessível. E nunca é tarde para começar, sempre é tempo de acertar. “Jamais vou ser escutado se eu não souber escutar”, lembra Dr.Luiz.

Em relação aos adolescentes, é esperada certa rebeldia, mas com respeito. Ter senso crítico e ser questionador, desde que com respeito, é algo esperado: “Adolescente questionador, sim. Respondão, não”. Luiz Hanns conta que para educar há 3 tipos de limites: leve, moderado e forte. E o momento de aplicar isso deve levar em conta a chamada “gestão de consequências”. O psicoterapeuta explica tudo isso nos cursos.

Assista no Youtube do Papo de Mãe à entrevista completa com Luiz Hanns, dividida em duas partes. Na primeira, falamos sobre diálogo e limites. Na segunda, conversamos sobre relação com a escola e o que fazer em casa para promover uma boa educação para a ética a partir de 6 pontos que são:

  • Entusiasmo
  • Autoestima
  • Inteligência Emocional
  • Garra/empatia
  • Frustração
  • Conter impulsos

Educar dá trabalho. Mas quem disse que seria fácil?

Entrevista com Luiz Hanns parte 1:

Parte 2:

Sobre Luiz Hanns

Luiz Hanns é psicoterapeuta, graduado em psicologia pela USP, doutor e mestre em psicologia clínica pela PUC-SP. Professor convidado da Sigmund Freud Universität de Viena, foi também professor convidado da USP, consultor do Conselho Federal de Psicologia e presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia. Tradutor de Freud e autor de diversos livros sobre psicoterapia aplicada, incluindo “A Arte de Dar Limites: Como mudar atitudes de crianças e adolescentes”, publicado pela Companhia das Letras. Atende em consultório há mais de trinta anos.

Youtube: Psicologia aplicada à vida

Veja os temas dos encontros gratuitos on-line com Luiz Hanns na Casa do Saber. Inscreva-se clicando aqui:

1 – EDUCAR É PREPARAR PARA A VIDA, Segunda-feira, 15 de fevereiro, às 20h

Você entenderá porque o modo de vida atual tem tornado difícil dar limites e motivar filhos para se empenharem. Serão discutidas a relação entre genética e personalidade, além das seis competências que seu filho precisa desenvolver para lidar com a vida. Essa questões valem para famílias tradicionais, casais separados, pais e mães solteiros e casais não heteronormativos.

2 – OS TRÊS PACTOS ENTRE MÃES, PAIS E FILHOS, Terça-feira, 16 de fevereiro, às 20h

O encontro apresenta como formar com os filhos um pacto pela preparação para lidarem com a vida, transformando-os, de acordo com as condições de cada idade, em verdadeiros parceiros do projeto familiar de educação (o ideal é iniciar desde a infância, mas pode ser começado mesmo durante a adolescência).

Você entenderá como implementar na prática de sua casa três pactos fundamentais, que abrangem desde de temas como autonomia, saúde, ética, até regras e liberdade, entre outros.

3 – COMO DAR LIMITES? , Quarta, 17 de fevereiro, às 20h

Dar limites envolve por vezes mostrar limites, por outras impô-los. Para isso, ferramentas práticas como o diálogo em conexão com as emoções e pensamentos, em conjunto com a gestão de consequências e eventualmente repreensão e castigos, têm seu lugar e momento.

Nesse encontro você aprenderá quando utilizar a gestão de consequências, ou as repreensões e os castigos.

4 – O FUTURO EM DUAS COMPETÊNCIAS, Quinta-feira, 18 de fevereiro, às 20h

O encontro aborda como desenvolver no cotidiano de casa duas competências fundamentais para o futuro de seu(s) filho(s): a capacidade de autonomia e o saber lidar com a frustração. Os mesmos procedimentos podem ser aplicados às outras competências que você queira desenvolver com os filhos.

Sugestões de vídeos:

Criar e educar são a mesma coisa? https://www.instagram.com/p/CKPb0p6AhaA/

Bons exemplos funcionam? https://www.instagram.com/p/CKSF3R8gHR3/

Como melhorar nossa relação com o erro? https://www.instagram.com/p/CKUl9zQgGkR/

Limites: https://www.instagram.com/p/CKXJ_TwAAeo/

Idade, mudança de hábitos: https://www.instagram.com/p/CKZS5JUgalr/

Filhos, sonhos e ambições: https://www.instagram.com/p/CKb3MS6gHMY/

Brigas entre irmãos: https://www.instagram.com/p/CKecbVaAlpa/

Casa do Saber:

A Casa do Saber é um ambiente de debates e disseminação do conhecimento que oferece o contato com a cultura produzida pela humanidade de forma acessível e fiel às obras e seus criadores. Em 2020, em meio à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social, inaugurou uma presença ainda mais forte de maneira totalmente on-line. Além do aplicativo Casa do Saber On Demand, um novo site e uma programação de lives gratuitas (“Lives do Saber”), disponibilizou uma programação de cursos especialmente captados e interativos com nomes como Clóvis de Barros Filho (“Por Uma Vida Bem Vivida”), Luiz Hanns (“À Procura da Felicidade Conjugal”) e Maria Homem (“A Tripla Jornada: Mulher, Mãe e Profissional”).

*Mariana Kotscho é jornalista e apresentadora do Papo de Mãe. Tem 3 filhos.

Mariana KotschoEntrevistasFamíliaVídeos