O Portal
da Vida em Família
06/03/2021

Vacinar gestantes contra Covid-19: sim ou não?

Compartilhe a matéria



Vacinação em gestantes e dúvidas sobre a vacina contra Covid-19 em mulheres grávidas. 

O calendário vacinal da gestante costuma incluir as vacinas da gripe, de hepatite B e a DTPA (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto), uma única vacina que é capaz de proteger a mãe e o bebê contra 3 doenças graves: difteria, tétano e coqueluche.

Há vacinas que não podem ser tomadas durante a gravidez, por terem vírus atenuados, como sarampo, rubéola e tríplice viral. Essas colocam mãe e bebê em risco.



A vacina da febre amarela deve ser discutida com o médico que vai avaliar riscos e benefícios. Assim também deve ser com a vacina de covid-19. Por ser uma vacina nova, ainda não foi testada em grávidas. O médico Gustavo Kröger, especialista em medicina reprodutiva, explica que “Por ser uma vacina de vírus inativo já sabemos que é mais segura, por ser similar a outras que a gestante deve tomar”.



Segundo a Febrasgo, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, as gestantes que forem do grupo de risco devem tomar. Pode-se decidir caso a caso, avaliando os riscos da doença. Já é sabido que no final da gravidez, contrair Covid-19 pode ser mais grave porque a capacidade pulmonar da mulher está reduzida.



Veja a explicação do Dr. Gustavo Kröger no vídeo:

 

 

Veja também:

Dúvidas durante a pandemia: Como ficam os tratamentos para engravidar?

Tratamento para engravidar: O que é o coito programado?

Tabelinha funciona para calcular o dia fértil da mulher?




Compartilhe a matéria

Tags: , , , , , ,