Papo de Mãe

Saúde bucal na primeira infância

Roberta Manreza Publicado em 20/12/2016, às 00h00 - Atualizado em 07/12/2020, às 17h23

Imagem Saúde bucal na primeira infância
20 de dezembro de 2016


Mamães e papais, atenção para a saúde bucal dos seus filhos. Parece exagero, mas os cuidados devem começar desde cedo, mesmo antes dos primeiros dentes nascerem. Sem prevenção, crianças e até bebês ainda sofrem com cáries no Brasil. E não tem jeito, essa higienização da boca dos pequenos cabe aos pais.

Estimule seu filho a criar bons hábitos. Na hora de escovar os seus dentes, convide ele para participar e explique por que a escovação é tão importante. Apesar da melhora na saúde odontológica do brasileiro nos últimos anos, o cenário ainda é preocupante. Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que no Brasil bebês de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60 a 90% das crianças em fase escolar.

De acordo com a cirurgiã dentista Dra. Maria Paula Borghi, professora na área de dentística estética,  ainda faltam ações preventivas da população. Segundo ela, se as pessoas cuidarem da higiene desde a infância, terão dentes saudáveis por toda a vida.

Prevenção ainda é o tratamento mais eficiente e barato para um sorriso bonito e duradouro. Um investimento na família que vale a pena.

*Roberta Manreza é mãe, jornalista e apresentadora do Programa Papo de Mãe da TV Cultura.

Papo de Mãe recomenda:




ColunistasRoberta ManrezaDestaques0 a 2 anosPrimeira InfânciaSaúde