Papo de Mãe

Novo canal do youtube apresenta o xadrez de maneira lúdica e descomplicada para a criançada

Roberta Manreza Publicado em 16/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 16h39

Imagem Novo canal do youtube apresenta o xadrez de maneira lúdica e descomplicada para a criançada
16 de novembro de 2016


Por Jovane Nikolic*, enxadrista – Edição: Clarissa Meyer 

superchess10

Diversos estudos realizados comprovam a eficácia do xadrez no desenvolvimento humano. Poder de concentração, de tomada de decisões, desenvolvimento de cálculo e estratégia. A melhora na memória de curto e longo prazo são tão grandes que o xadrez é considerado por muitos especialistas como o principal antídoto contra o avanço do Alzheimer. Nas instituições educacionais dos países de melhor desenvolvimento, o xadrez consta na grade curricular obrigatória, onde notam-se respeito, cordialidade, atenção, paciência, prudência como valores mais destacados na formação do caráter das crianças.

Durante as horas em que debruçamos num tabuleiro, calculando, filosofando, colocando em prática as teorias que estudamos nas literaturas e aulas particulares, conhecemos a mais intensa guerra psicológica de todos os esportes competitivos. No xadrez, não há o passe errado do colega, o tempo chuvoso ou a influência do vento. É o seu ego contra o ego adversário. A mesma quantidade de peças para cada um, num mesmo tabuleiro. Vence ali a melhor estrutura psicológica, aquele que adquiriu mais conhecimento, que já desenvolveu melhor poder de cálculo, dentre outras situações. Saber lidar com a frustração também é algo que se aprende com o xadrez. Todo este aprendizado pode ser aplicado para a vida.

SuperChess

SuperChess é um super-herói criado para protagonizar uma animação para apresentação do xadrez de forma lúdica ao universo infantil. As aulas são em vídeo no canal do youtube .

O projeto visa mostrar às crianças o universo enxadrístico sem torná-lo enfadonho, pois uma das maiores dificuldades que encontramos na iniciação ao jogo é a forma deturpada e estereotipada que se vê o xadrez. O leigo o vê apenas como um jogo, por diversas vezes chato e cansativo. Porém, quando se começa a estudar e a enxergá-lo como ciência, arte ou outra derivação, entende-se a verdadeira profundidade desse esporte olímpico.

Além de aproximar as crianças de forma mais delicada, o SuperChess também tem como proposta atender instituições como creches e abrigos. Por se tratar de um canal no youtube, as instituições podem transmitir as aulas gratuitamente e dar continuidade na iniciativa através do estímulo de jogos presenciais entre as crianças, uma vez que esse mesmo projeto também arrecada materiais como tabuleiros e peças e os envia para tal finalidade.

Criado por Jovane Nikolic, o projeto conta com a colaboração de Poliana Marks no tratamento com as instituições, logística de recebimento e envios de materiais, dentre outras situações. Nas animações e vídeo-aulas, são inseridos quadros como envios de perguntas dos internautas e “Super Dicas”. Essa segunda estratégia tem tido participação de grandes enxadristas de várias partes do mundo, onde enviam três “Super Dicas” que são transmitidas no final daquela aula.

superchess2

superchess4

Acesse e confira!

*Jovane Nikolic é ator, diretor, dublador e enxadrista. No xadrez, dirige o departamento do maior clube da América Latina, o Esporte Clube Pinheiros, onde desenvolve diversas atividades focadas aos pequeninos. Contato: [email protected]. Facebook: www.facebook.com/superchess 

Leia também:




DestaquesDicasDiversosDiversãoEducaçãoHome