Papo de Mãe
Papo de Mãe

16 livros infantis sobre música

Roberta Manreza Publicado em 14/02/2016, às 00h00 - Atualizado em 15/02/2016, às 07h45

None
14 de fevereiro de 2016


Para entender mais sobre o universo musical ou cantar em família

Isadora Bertolini Labrada – Educar para Crescer

Foto: MÚSICA PARA CRIANÇAS

A música é capaz de provocar em nós diferentes sensações. Foto: Nana Sievers

A partir do momento em que desenvolvemos a capacidade de ouvir, reagimos de diferentes formas ao som. Não conseguimos ficar indiferentes a uma vibração sonora – ela sempre provoca algo em nós, seja uma risada, uma vontade incontrolável de dançar, uma saudade ou uma tristeza. Somos, portanto, seres musicais.

Especial MPBEspecial Música Popular Brasileira

Dicas, jogos e reportagens para você aprender mais sobre a Música Popular Brasileira

“A música é um direito humano, isso é a primeira razão pela qual a música deve ser, necessariamente, ensinada na escola”, diz a educadora musical e escritora Violeta Hemsy de Gainza, em seu livro Estudos de Psicopedagogia Musical. “É uma linguagem básica para a qual viemos preparados de fábrica: não somente estamos programados para falar e caminhar, mas também para fazer música”, conclui.

Pensando nisso, o Educar para Crescer fez uma seleção de livros para desenvolver ainda mais em seu filho a habilidade natural de ser musical. Aproveite para também aprender sobre o mundo da música e conhecer novas canções!

1. Quem canta seus males espanta 1 e 2

Coordenadora: Theodora Maria Mendes de Almeida
Editora: Caramelo
Nesse livro, você encontra músicas, parlendas, adivinhas e trava-línguas do folclore brasileiro. Com o CD de gravações feitas por um coral de crianças, é possível relembrar clássicos, como Capelinha de Melão, Peixe Vivo, O Cravo e a Rosa e Sapo Cururu, e também aprender novas cantorias do nosso folclore.

2. Festas – O folclore do mestre André

Autor: Marcelo Xavier
Editora: Formato
Ganhador de dois prêmios Jabutis em 2001, o livro traz a história das principais festas tradicionais do Brasil, como o Carnaval, a Festa Junina, a Festa de Iemanjá e o Natal. As ilustrações são fotos de cenários tridimensionais feitos de massinha – marca registrada do ilustrador e escritor Marcelo Xavier. Acompanha um CD com as músicas típicas de cada festividade, além da narração do livro feita pelo autor.

3. A orquestra tim-tim por tim-tim

Autores: Liane Hentschke, Susana Ester Krüger, Luciana Del Ben, Elisa da Silva e Cunha
Editora: Moderna
Um guia ilustrado e detalhado sobre os elementos da orquestra – os instrumentos, como são organizados em famílias, a função do maestro, como funciona a partitura e como se comportar em um concerto. Acompanha um CD gravado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, com os instrumentos tocando separadamente e depois, finalmente, a orquestra toda.

4. Desvendando a bateria da escola de samba

Autores: Márcio Coelho e Ana Favaretto
Editora: Formato
Formação musical típica de nosso país, as baterias de escolas de samba são a principal atração no Carnaval. Com esse livro, é possível conhecer cada instrumento, do surdo à cuica, do repinique ao agogo, com explicações históricas e práticas sobre como tocar. O livro ainda sugere esse infográfico interativo para brincar de ser mestre de uma bateria de escola de samba.

5. Coleção crianças famosas

Autores: Diversos
Editora: Callis
Como era a infância dos compositores clássicos? Quando começaram a tocar? Como era a relação com os pais? Como e quando ficaram famosos? Descubra as histórias de infância de grandes nomes da música mundial, como Beethoven, Mozart, Bach e Tchaikovsky, e da brasileira, como Carlos Gomes e Chiquinha Gonzaga. A coleção também conta com famosos de outras artes, como Cecília Meireles, Leonardo da Vinci, Picasso e Monteiro Lobato.

6. Coleção mestres da música no Brasil

Autores: Diversos
Editora: Moderna
Também com a proposta de conhecer a infância dos músicos famosos, essa coleção tem como foco a música brasileira. As histórias de Adoniran Barbosa, Caetano Veloso, Cartola, Chico Buarque, Gilberto Gil, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Noel Rosa, Paulinho da Viola e Pixinguinha são contadas com o auxílio de fotos de arquivos, documentos e trechos de letras de músicas.

7. O menino Sinhô – Vida e música de Hermeto Pascoal para crianças

Autores: Edmiriam Módolo Villaça
Editora: Ática
A história de infância de Hermeto Pascoal, contada nesse livro, pode ser uma inspiração para as crianças que gostam de exploraçao musical. Desde pequeno, “Sinhô”, como era chamado, brincava de tirar som de tudo o que via pela frente, e acabou se tornando um dos maiores músicos do Brasil. O livro contém também um guia para construção de instrumentos musicais com objetos inusitados, como o reco-reco de conduíte.

8. Os mitos gregos e a música

Autores: Marcos Martinho (roteiro) e André Diniz (arte)
Editora: Ática
Com uma linguagem que mistura prosa e histórias em quadrinhos, o livro conta a viagem dos irmãos Gu, de 16 anos, e Fê, de 10, que vão conhecer a Grécia. Lá, eles aprendem as histórias e os mitos da Grécia antiga, que, além de ter lançado as bases cultural e política da sociedade ocidental, também foi o berço do modelo musical que temos hoje.

9. Viva a música!

Autores: Massin
Editora: Companhia das Letras
De maneira divertida e descontraída, Fil e Pipo, os personagens do lviro, fazem um resgate histórico de como era a relação entre povos da antiguidade e a música. São retratados os instrumentos de diferentes épocas e lugares do mundo, bem como a função social que a música exercia em cada sociedade.

10. Vamos brincar de roda!

Autor: Palavra Cantada
Editora: Caramelo
A proposta desse livro é retomar a importância da música feita em coletivo – como no caso das brincadeiras de roda. As principais cantigas do folclore brasileiro podem ser lidas e escutadas em CD, com gravação feita pelo grupo Palavra Cantada. O livro ainda traz curiosidades, brincadeiras e histórias sobre cada cantiga.

11. Canciones curiosas

Autor: Palavra Cantada
Editora: Caramelo
As Canções Curiosas, do Palavra Cantada, ganham nesse livro uma versão em espanhol. A partir da comparação entre as letras das duas versões, é possível aprender vocabulários, frases e conjugações verbais, além do aprendizado da pronúncia, que pode ser feito com a ajuda do CD. O livro conta também com informações e curiosidades de cada país que tem o espanhol como idioma oficial.

12. Amigos do peito

Autor: Cláudio Thebas
Editora: Formato
A partir de poemas musicados, o livro acompanha o cotidiano de uma criança, desde a hora de acordar e ir para a escola, passando pelo convívio com a família, até a hora de tomar banho e dormir. Acompanha CD com as canções, cada uma representando um gênero musical – rock, jazz, forró, bossa nova, samba, pop, soul, rap e tango.

13. Colherim – Ritmos brasileiros na dança percussiva das colheres

Autor: Estevão Marques
Editora: Peirópolis
Mostra como tocar os mais variados ritmos brasileiros (choro, baião, samba) com as mais variadas colheres – de madeira, metal, osso, grandes, pequenas – e de todas as culturas do mundo (ciganas, celtas, indígenas, norte-americanas). As informações interessantes sobre ritmos musicais e instrumentos de outras culturas e as atividades propostas (ilustradas e com vídeos no DVD) fazem do livro uma boa indicação não só para crianças, mas também para jovens e adultos.

14. O mundo da música vol. 1 a 5

Autora: Nereide Schilaro Santa Rosa
Editora: Callis
Apesar de ser um livro didático, tem atividades que podem ser adaptadas para fazer com as crianças em casa. É composto de cinco volumes – todos acompanhados de CD e com belas ilustrações. As atividades do primeiro volume são voltadas para o 1º ano do Ensino Fundamental, já que ensina as crianças a reconhecer e criar diferentes sons. O segundo, voltado para as crianças do 2º ano, introduz as propriedades do som musical e o mundo dos instrumentos, e o terceiro volume fala sobre ritmos, danças e festas populares brasileiras para turmas do 3º ano do Fundamental. O quarto e quinto volumes são voltados para a educação musical.

15. Cantisapo, Histocarés e Cirandefantes

Autores: Sinval Medina e Renata Bueno
Editora: Companhia das Letrinhas
Neste livro, algumas canções tradicionais estão disfarçadas com textos novos, e cabe às crianças adivinhar qual música serviu de inspiração para cada uma. Além disso, elas também podem brincar de cantar a história usando a melodia original, além de descobrir curiosidades sobre as cantigas.

16. Aula de Samba – A história do Brasil em grandes sambas-enredo

Autores: Maria Lucia Rangel e Tino Freitas
Editora: Edições de Janeiro
Com ilustrações de Ziraldo, o livro relembra importantes episódios da história do Brasil, de nossos personagens e figuras históricas. Tudo através de sambas-enredo na voz de artistas como Chico Buarque, Alcione e Lenine. Rico em fotografias e pinturas da época das canções e de curiosidades, também acompanha um CD.

Leia também:  

Crianças que têm contato com música aprendem a ler e a escrever com mais facilidade

Papo de Mãe recomenda:




DesenvolvimentoDicasDiversãoHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anos