Papo de Mãe
Papo de Mãe

Receita de Infância – Pirulito de Açúcar Queimado

Roberta Manreza Publicado em 25/09/2014, às 00h00 - Atualizado em 31/03/2016, às 10h51

None
25 de setembro de 2014


Por Fernanda de Luca

Quem não se lembra do Pirulito de Açúcar Queimado?! Ou puxa-puxa?! Quebra-dente?! Delícia!!!!!! 

Doce que a gente até fazia pra vender… era uma farra!! Eu me lembro que minha avó materna fazia muito e a gente vendia na rua, para os amiguinhos do prédio e até faturava um dinheirinho!!! Coisa à toa, que a gente gastava na venda do Seu Zé, logo na esquina, em doce de mocotó e Tubaína!!! rsrs  Bons tempos em que a gente nem sabia o que era colesterol, né?!

Será que a molecada de hoje sabe ou já ouviu falar em Pirulito de Açúcar Queimado?! Que tal levar todo mundo pra cozinha e mostrar como se faz?! A receita vai se transformar numa grande brincadeira e o resultado vai ficar ainda mais gostoso, você vai ver!!! É muito fácil de fazer e melhor ainda vai ser matar a saudade, né?! Uma vez ou outra não tem problema, vai? É que o doce é bronca certa do dentista!!! rsrs


pirulitos antigos Receita da Mammy   Pirulito de Açúcar Queimado!


Ingredientes 
1 kg de açúcar
suco de 1 limão pequeno
1 copo (200 ml) de água
100 ml de mel
papel manteiga
60 palitos para pirulito ou espetinhos de churrasco cortados ao meio
1 caixinha de papelão (caixa de sapato)


Modo de fazer
Numa panela coloque a água, o suco de limão, o mel e, aos poucos, o açúcar. Leve ao fogo baixo e não pare de mexer por uns cinco minutos. Deixar mais 20 minutos até obter uma calda amarela, mais consistente, e depois deixe descansar por 5 a 10 minutos na panela mesmo. Corte o papel manteiga em pedaços pequenos retangulares e enrole em forma de cone, fechando no fundo para não vazar. Numa caixinha de papelão (pode ser uma caixa de sapatos), abrir pequenos buracos com uma tesoura para encaixar os cones. Encha as “casquinhas” de papel, deixe esfriar um pouco e só depois coloque os palitos.

O melhor é esperar para saborear no dia seguinte, isso se aguentar, né?! Essa receita rende cerca de 50 pirulitos!!!

Só vamos combinar uma coisa: depois tem que escovar muito bem os dentes pra evitar cárie!! rsrs

bjs
Fernanda de Luca




DicasCriança