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25/11/2020

Mudanças posturais na gravidez: como evitar dores

Getty Images
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Um recado para as grávidas: existem muitas mudanças corporais e posturais durante a gestação que podem provocar dores, principalmente nas costas.

O tamanho da barriga, um andar diferente e uma lordose exagerada deslocam o centro de gravidade da mulher.

A grávida precisa se inclinar para trás para ter equilíbrio e isso acaba forçando a coluna. Além disso, a rotação da pélvis sobre o fêmur causa um esforço sobre a articulação sacro ilíaca (que sustenta a pelve) e sobre o quadril.

Médicos que já estiveram no nosso programa Papo de Mãe explicaram também que alguns hormônios provocam uma frouxidão dos ligamentos musculares, incluindo os da coluna e bacia. Há ainda a perda do tônus abdominal, devido à distensão provocada pelo crescimento uterino. Tudo isso somado pode gerar dores.

Para prevenir essas dores na gravidez, a gestante precisa fazer exercícios específicos, ter cuidados com a postura e evitar o ganho excessivo de peso.

É bom lembrar que, mesmo durante este período de isolamento social, a mulher que espera um bebê precisa manter sua rotina de exames e cumprir o pré-natal corretamente. E é preciso tomar todos os cuidados necessários, já que ela faz parte do grupo de risco para Covid-19.

Ficando em casa fica mais difícil poder fazer caminhadas, por exemplo, mas há exercícios simples indicados para grávidas e algumas orientações para mudanças de comportamentos.

Seguem algumas dicas:

  • Evitar ficar muito tempo sentada, principalmente com posturas inadequadas;
  • Controlar o ganho de peso durante a gestação;
  • Não dirigir por muito tempo;
  • Evitar o uso de sapatos de salto alto;
  • Cuidado para não sobrecarregar a coluna com movimentos repetitivos;
  • Não carregar pesos;
  • Cuidado ao levantar-se de cadeiras com assento baixo;
  • Evitar subir escadas;
  • Não pegar objetos do chão sem se abaixar corretamente

Especialistas alertam que não é recomendado o uso de anti-inflamatório por gestantes. Fisioterapia, acupuntura, massagens, aplicação de gelo no local e alongamento são mais indicados.

A personal gestante Gizele Monteiro, fisioterapeuta que já participou do Papo de Mãe, tem um programa online de exercícios para gestantes. Fica como sugestão o programa Gravidez em Forma.

E também dicas de dois programas Papo de Mãe:

Como lidar com as dores na coluna durante a gravidez?
A grávida pode fazer regime?



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