Papo de Mãe
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Comida e Cultura – Por Ariela Doctors

Mariana Kotscho Publicado em 16/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 00h51

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16 de dezembro de 2020


Atenção: contém uma deliciosa receita no final.

Oi, pessoal, eu sou Ariela Doctors, mãe, comunicadora, chef de cozinha e educadora.

Sou uma das idealizadoras do Projeto Comida e Cultura e a partir de hoje, estarei com vocês aqui no Papo de Mãe todas as quartas feiras trazendo temas ligados à alimentação, à educação e a cultura.

Neste primeiro encontro, vou contar um pouquinho sobre o que é o Comida e Cultura e qual a importância de pensarmos juntas e juntos sobre todos estes temas.

Eu tenho certeza que em algum momento da sua vida, você já percebeu que a sua alimentação está totalmente ligada a sua saúde. E a palavra receita nos dá uma pista. Porque a receita pode ser uma receita médica, mas também pode ser a receita de um bolo, de um prato, de uma torta…e, pensando assim, fica fácil a gente entender que o alimento pode ser o nosso próprio remédio (ou, pelo menos, uma bela prevenção!)

O fato é que, com o passar dos anos, a gente foi se distanciando cada vez mais dos alimentos frescos e da capacidade que eles têm de curar nossas mazelas. Para alimentar uma população cada vez mais numerosa, várias técnicas de agricultura foram implementadas. A gente passou pela Revolução Agrícola, pela Revolução Industrial, e os modos de produção foram ficando cada vez mais distantes dos dia a dia das pessoas. Os processos foram ficando cada vez mais terceirizados e invisíveis. Aparentemente a fome e a falta de alimentos estava resolvida para a maioria da população. Só que não.

Os meios que utilizamos causaram e causam muitos impactos sobre o planeta e sobre o ser humano. Os nossos alimentos estão cada vez mais ultraprocessados. Então, as pessoas podem estar alimentadas, porém, desnutridas.
Nós nunca nos alimentamos tanto fora de casa, nunca houveram tantos cursos superiores de gastronomia e culinária, nunca houveram tantos programas de TV sobre culinária e gastronomia, nunca se soube tanto sobre o alimento! Mas também, a gente nunca cozinhou tão pouco!

D​o total das despesas das famílias brasileiras com alimentação, quase um terço (32,8%) é dedicado a refeições fora do domicílio. E “nunca a expectativa de vida de uma geração foi menor do que a expectativa devida da geração anterior” , de acordo com a  Diretora Geral da OMS, Margareth Shan. Que é o que está acontecendo agora.

Nós, do Comida e Cultura, acreditamos que aprender a cozinhar, aprender a comer de verdade, a entender da onde vem os ingredientes e qual a sua cadeia produtiva, são modos de combater não só a desnutrição e a obesidade, mas também outros problemas ligados ao meio ambiente, ao alto consumo, ao desperdício. É uma maneira de entender que está tudo interligado.

Além disso, como indivíduos, aprender a cozinhar desde criança, é uma maneira que a gente tem de se tornar mais independente, mais autoconfiante, mais criativo, mais cooperativo, e mais crítico em relação ao que a gente consome e ao que a gente come!

A partir de hoje, teremos um encontro marcado neste canal para falar sobre alimentação, sobre ingredientes, receitas, dicas e entrevistas com pessoas ligadas aos temas!

Assista aqui ao vídeo e inscreva-se no nosso canal para receber as notificações! Bem-vindas e bem-vindos!

E aqui vai uma receita ancestral chinesa para cuidar dos pulmões e fazer um lanche gostoso com e para a criançada!

RECEITA DE COMPOTA DE PERAS COM MEL (serve 4 pessoas)

INGREDIENTES

●  Peras maduras – 4 unidades ( elas melhoram nossas funções pulmonares e ajudam na expectoração)

●  Gengibre fresco picadinho – 1 a 2 cms (usar com parcimônia pois ele aumenta a temperatura corporal)

●  Canela em pau ou pó à gosto (ela aumenta a energia do nosso sistema de defesa)

●  Mel – 2 colheres de sopa (protege as mucosas do nosso sistema respiratório)

COMO PREPARAR

  1. Lave as peras e pique em pedaços pequenos. Coloque-as numa tigela de vidro ou de barro;
  2. Acrescente o gengibre picadinho (pode ser feito sem ele também!);
  3. Rale a canela em pau sobre a pera, ou acrescente o pó;
  4. Leve uma panela ao fogo e coloque a tigela em banho maria até que as perasamoleçam;
  5. Retire do fogo, acrescente o mel e deixe amornar;
  6. Sirva em potinhos individuais e bom apetite!

Você pode acessar outras receitas aqui.

*Por Ariela Doctors, comunicadora, chef, educadora e mãe.




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