Papo de Mãe
Papo de Mãe
CÂNCER

Webinar do GRAACC: a importância do diagnóstico precoce do câncer em adolescentes

GRAACC promove um webinar especial sobre o câncer na adolescência e aborda discussões importantes

Fernanda Fernandes* Publicado em 24/11/2021, às 19h04

Mariana Kotscho e convidados no Webinar Científico do GRAACC
Mariana Kotscho e convidados no Webinar Científico do GRAACC

Nesta quarta-feira, dia 24, o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) promoveu um webinar científico especial sobre câncer na adolescência com apresentação de Mariana Kotscho, do Papo de Mãe e comentarista do Bem Estar da Rede Globo.

O webinar contou com a participação da oncologista pediátrica do GRAACC, Dra. Eliana Caran, que tirou todas as dúvidas sobre o assunto. E do ex-paciente do GRAACC, Kevin Sena, que contou sua experiência com o câncer e sobre toda sua trajetória de vida.

A live, que durou uma hora, foi rica em conteúdo e super emocionante. Ao longo da conversa foi possível conhecer os sintomas da doença, saber como ela é diagnosticada, quais são os tratamentos e os resultados obtidos no Hospital do GRAACC.

Assista ao Webinar Científico completo

A doutora explicou que normalmente o diagnóstico é tardio nos adolescentes,“A criança normalmente os pais tomam conta, dão banho, levam no médico regularmente, já o adolescente faz tudo sozinho e muitas vezes esconde o que tem”.

Por isso, ela acrescenta que fazer uma consulta regular com um pediatra ou hebiatra (médico de adolescentes) e ter um canal aberto com a família é essencial para os adolescentes se previnirem. Com o diagnóstico precoce, segundo Eliana, a chance de cura e de qualidade de vida durante o tratamento é muito maior. Além do tratamento também ser bem mais rápido.

Para os jovens e os pais ficarem atentos ela citou durante a live alguns sintomas recorrentes da leucemia.

No caso da leucemia, como a doença está na medula, você pode ter anemia, fraqueza, cansaço, a mucosa pálida e depois pode ter sangramentos, manchas rochas no corpo - em locais não habituais- e dor óssea”.

Além das explicações mais técnicas da Doutora Eliane, foi possível ouvir a experiência de uma pessoa que passou pelo tratamento do GRAACC, o que fez toda a diferença.

Kevin Sena, que hoje está com 25 anos, foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda aos 16 anos. Mas após 4 anos de tratamento foi curado e hoje é um exemplo para outros jovens que estão enfrentando as mesmas barreiras que ele enfrentou.

Veja também:

Kevin é grato ao GRAACC e a todos os profissionais que fizeram parte de sua história e muito feliz por suas conquistas. Durante a entrevista ele relata que nunca deixou de estudar e apesar das complicações, sempre foi positivo em relação aos seus sonhos. Hoje ele está em formação pela USP (Universidade de São Paulo) – um de seus desejos – e é fluente em árabe.

Ao final da live ele deixa uma mensagem para quem está passando pelo câncer e para os pais desses adolescentes:

 Primeiramente o recado vai para os pais, tentem ao máximo dar o espaço que os seus filhos precisam no momento em que eles precisam, porque as vezes a gente só quer de fato estar sozinho com os nossos pensamentos e questionamentos da adolescência. Mas também saibam como intervir”.

Já para os adolescentes ele reforça que é preciso entender que esse momento vai passar uma hora, e que vão aparecer muitos nãos durante o período, mas é preciso continuar acreditando. Além de aconselhá-los, dizendo para evitarem as comparações com outras pessoas. 

*Fernanda Fernandes é repórter do Papo de Mãe

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Saúde