Papo de Mãe

Zé Gotinha tira RG para ajudar campanha contra crianças desaparecidas

Roberta Manreza Publicado em 06/08/2015, às 00h00 - Atualizado às 11h05

Imagem Zé Gotinha tira RG para ajudar campanha contra crianças desaparecidas
6 de agosto de 2015


PoupatempoFilipeta RG Zé GotinhaO famoso Zé Gotinha, criado para estimular a vacinação infantil, acaba de tirar sua primeira Carteira de Identidade. O personagem apareceu com o documento em uma campanha da Secretaria da Saúde de São Paulo, que conta com o apoio do Poupatempo. A campanha incentiva os pais a providenciarem o RG infantil o mais cedo possível, pois o documento facilita a localização de crianças e adolescentes desaparecidos a partir dos dados que ficam armazenados na Secretaria de Segurança Pública.Segundo a ONG Mães em Luta, associação nacional de prevenção e busca a pessoas desaparecidas, criada em 2005, só na cidade de São Paulo e região metropolitana, desaparecem aproximadamente 60 pessoas por dia. Em todo o País, cerca de 250 mil pessoas desaparecem por ano sem deixar rastro, dessas, 40 mil têm menos de 18 anos, de acordo com as estatísticas oficiais do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).‘Tirar o RG infantil o mais cedo possível é um ato de amor’, diz a campanha com o Zé Gotinha, personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para tornar as campanhas oficiais de vacinação mais atraentes para as crianças. O nome Zé Gotinha foi escolhido em um concurso nacional nas escolas do País. Agora, além de divulgar a campanha de vacinação, o personagem também estimula os pais a levarem os filhos ao Poupatempo para tirar o primeiro documento. 

Zé gotinha - crianças desaparecidas

Bebê Poupatempo

O Poupatempo iniciou este ano uma campanha nas redes sociais para incentivar os pais a tirar o RG dos filhos o quanto antes. Muitos pais aderiram e passaram a postar fotos com a palavra-chave #bebêPoupatempo.
As imagens foram reunidas numa página do Poupatempo no site Pinterest (br.pinterest.com/poupatemposp/bebês-poupatempo/). Podendo ser localizadas também, junto as reportagens publicadas sobre o tema, no Twitter ou Facebook por meio de uma busca com a hashtag #bebêPoupatempo, ou no portal do poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

Entre as histórias curiosas surgidas na campanha está a da jardineira Rosemeire Santos Rodrigues, de Bauru (SP), que emocionou os funcionários do Poupatempo da cidade ao entrar em um dia chuvoso na unidade acompanhada de seis filhos para tirar a Carteira de Identidade da família toda. As crianças, todas menores de 13 anos e filhos de mãe solteira, motivaram uma ação de solidariedade por parte dos funcionários do Poupatempo Bauru. Eles levaram os documentos na casa de Rosemeire junto com mantimentos, roupas e brinquedos doados pela equipe.

Estatísticas oficiais do programa Poupatempo indicam que somente no Estado de São Paulo 187,1 mil bebês de até três anos tiraram o RG de janeiro a dezembro de 2014. No ano anterior, foram 156,8 mil na mesma faixa etária.

Como as digitais ainda não estão totalmente definidas, apenas as impressões digitais dos dedões são documentadas na carteira de crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

Com o filho pequeno no colo, os pais recebem atendimento preferencial na hora de tirar o documento. Para maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece um serviço de remessa de documentos pelos Correios por R$ 9,09.

Os pais tiram o documento dos filhos não só por uma questão de segurança, mas também pela facilidade de portar o documento. Há casos em que o bebê é levado com poucos dias de vida. O RG também é útil para consultas médicas através de planos de saúde ou para abrir uma conta poupança para a criança, por exemplo.

Como tirar o RG do bebê:

O primeiro passo é agendar uma visita ao Poupatempo, o que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo ‘SP Serviços’. Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

O que é necessário:

Certidão de nascimento original e cópia
Número de inscrição no CPF (se tiver)
Documento de identificação do responsável legal – original e cópia
1 foto 3×4 (com fundo branco)*.

*Em algumas unidades do Poupatempo a foto não é necessária, consulte mais informações no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br)




DiversosHomeNotíciasCriança