Papo de Mãe
» MENTE TRANQUILA

Yoga e meditação ajudam os pequenos a ter um sono tranquilo

Instrutora de yoga e meditação conta sua vivência com os filhos e dá dicas de como implementar as práticas

Redação Papo de Mãe Publicado em 08/06/2021, às 16h51

Yoga como parte da rotina na pandemia pode ajudar no sono
Yoga como parte da rotina na pandemia pode ajudar no sono

O período de isolamento social vem causando impactos não só na vida dos adultos, mas também no dia a dia de crianças e adolescentes. Muitos pequenos e jovens estão com ansiedade e estresse, já que parte dos dias estão confinados em casa, sem o contato com outras pessoas e com o ar livre. 

É possível observar essas alterações de humor até mesmo no sono das crianças, que se mostram cada vez mais agitadas e inseguras na hora de dormir. Um estudo realizado com 320 crianças e adolescentes na província chinesa de Xinxim revela que um dos efeitos psicológicos mais imediatos da pandemia são os problemas na hora de dormir(21%), seguidos por pesadelos (14%) e desconforto e agitação (13%).

Veja também 

Levando em consideração que o período de sono é de extrema importância, pensar em  uma rotina noturna pode ajudar muito a criar uma sensação de segurança e os pequenos podem relaxar e descansar.

Segundo Daniela Mattos, instrutora de yoga e meditação, a mente está sempre absorvendo o meio, mesmo enquanto dormimos, e, desta forma, o yoga, alguns óleos essenciais e mantras podem ajudar a criança a desconectar do estresse do dia a dia e fazer com que a mente trabalhe de modo mais leve. Evitar luzes e o uso de aparelhos eletrônicos nesse horário também são recomendados, já que essas interferências afetam a percepção do cérebro sobre ser manhã ou noite.

Daniela Mattos, instrutora de yoga e meditação
Daniela Mattos, instrutora de yoga e meditação

Daniela começou a introduzir a rotina noturna na vida dos filhos quando ainda eram bem novos - a mais velha tinha 3 anos e o mais novo apenas 1 - e hoje, ambos se sentem mais tranquilos e seguros na hora de ir para a cama. "A rotina ficou mais gostosa e eles não têm mais o hábito de dormir apenas segurando minhas mãos", conta. 

Para ajudar outros pais a alcançar o sucesso na hora do sono, Daniela compartilha alguns hábitos que usa com os filhos. "Depois que coloco as crianças na cama, preparo o difusor de aromas com óleos essenciais. Geralmente uso lavanda, mas, vez ou outra, troco por outros óleos que também ajudam a dormir tranquilamente. Em seguida, digo quatro afirmações para eles - você está seguro, você é amado, você é inteligente e você é gentil -, que são para os quatro primeiros chakras da raiz até o coração, e coloco um mantra bem baixinho para tocar e eles acabam adormecendo enquanto escutam".

Se você acha que essa rotina não é para todos, Daniela diz que basta experimentar e deixar as crianças participarem, "chame-as para escolher os óleos, pergunte qual cheirinho elas gostam mais, ou qual o mantra elas querem escutar naquela noite - se o ritmo for mais agitado, diga que é um mantra para dançar ou brincar, não para dormir. O meu menino, por exemplo, adora escolher mantras diferentes toda noite, já a minha menina é mais focada nos óleos que passamos na pele e gosta do processo” finaliza a instrutora de yoga. 

Confira o Papo de Mãe sobre praticar yoga na gestação: 

DicasPandemiaSaúde