Papo de Mãe
» ADEUS FÉRIAS

Volta às aulas: dúvidas e aflições

Stella Azulay fala sobre a expectativa para o retorno das aulas presenciais e dá dicas para pais e mães lidarem com diferentes dúvidas e cenários impostos pela pandemia

Redação Papo de Mãe Publicado em 13/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h26

Especialista em comportamento dá dicas para a volta às aulas em 2021, em meio a pandemia da COVID-19
Especialista em comportamento dá dicas para a volta às aulas em 2021, em meio a pandemia da COVID-19

Já estamos na medade de janeiro. Como está a expectativa para a volta às aulas? A incerteza ainda paira no ar e cada estado do Brasil tem uma realidade diferente.

Estudantes ficaram sem aulas presenciais (alguns nem tiveram aulas online) em 2020. E o que esperar de 2021? Nossa colunista Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano, dá algumas dicas para pais e mães lidarem com os filhos neste momento.

menina ruiva lendo um livro de pernas cruzadas
Chegou a hora de dar adeus as férias!

É importante controlar a ansiedade dos pais porque isso gera insegurança nos filhos e filhas. Stella sugere que as famílias tracem planos imaginando cenários diferentes, para que estejam preparadas para diversas possibilidades.

Aprender a viver um dia de casa vez é essencial para controlar a ansiedade." (Stella Azulay)

Outra dica: já pensar em atividades para fazer em casa, imaginando que o isolamento social ainda vai se estender. Stella sugere traçar um plano para cenários diferentes.

Veja também:

Por exemplo, imaginar que tudo voltará ao normal, mas ter em mente que pode haver um novo fechamento. Ou, em outro cenário, imaginar as escolas fechadas e montar atividades com livros para os filhos se distraírem em casa.

Caso o pai tenha internet, a sugestão é montar um canto seguro e organizado para a criança estudar. Montar uma rotina para a casa e seguir a rotina também pode ajudar. E lembrem-se: diálogo aberto sempre entre pais e filhos. As famílias precisam conversar. E respirar!

Independentemente de qualquer coisa, converse com os seus filhos. Os pais deverão criar um diálogo para que os filhos falem como estão se sentindo." (Stella Azulay)

Assista ao vídeo da Stella e se inscreva no Youtube do Papo de Mãe:

Stella AzulayAdolescenteCriançaVídeos