Papo de Mãe

Você sabe como anda sua fertilidade?

Além do tempo ser um grande inimigo, principalmente para as mulheres, outros hábitos também podem diminuir as suas chances de engravidar. 

Roberta Manreza Publicado em 09/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h36

Imagem Você sabe como anda sua fertilidade?
9 de dezembro de 2020


Veja os cuidados essenciais para quem deseja ser mãe.

Além do tempo ser um grande inimigo, principalmente para as mulheres, outros hábitos também podem diminuir as suas chances de engravidar.

Na medida em que envelhecemos, as chances de ter uma gestação vão diminuindo. Contudo, outros fatores também podem afetar esse percentual. Por conta disso, é essencial realizar sempre exames de check-up. A frequência com que as mulheres vão ao ginecologista ajuda a monitorar a fertilidade, mas a realidade é bastante diferente. Infelizmente, grande parte das mulheres só visita esse especialista quando há algo de errado com o seu corpo, ou, quando desejam engravidar. Contudo, esse é um grande erro!

Tenha em mente que os check-ups gerais precisam ser realizados com frequência. Isso porque, as mudanças hormonais acontecem rapidamente.Logo, para obter um diagnóstico preciso, é necessário um acompanhamento periódico do seu estado fértil.Geralmente, nesse tipo de consulta, o seu médico irá pedir uma bateria de exames para verificar como está a sua fertilidade, como sorologias, glicemia, exames hormonais, papanicolau, ultrassonografias, etc.

Esses exames são essenciais para verificar a condição atual do seu sistema reprodutor, bem como o seu estado fértil. É por meio deles que o seu médico poderá indicar o que será necessário fazer para aumentar ou manter as suas chances de engravidar.

Também é preciso estar atendo quanto aos hábitos diários, esses interferem diretamente no funcionamento do organismo, incluindo a fertilidade. Dependendo do tipo de rotina que você tem, as suas chances de engravidar podem aumentar ou diminuir.

Manter uma alimentação saudável ajuda a melhorar as chances de a mulher engravidar. Isso porque, as substâncias presentes nos alimentos interferem diretamente no sistema reprodutivo.O ideal é ingerir produtos ricos em ômega 3. Além disso, deve-se evitar processados e industrializados, eles são verdadeiros vilões da saúde de modo geral.

O mesmo vale para vícios como o tabagismo, o alcoolismo, bem como o uso de outras drogasincluindo medicamentos em excesso.Mais do que isso, esses vícios podem gerar sérias consequências para o seu organismo. Por conta disso, evite-os ao máximo.

Algumas dicas como praticar atividades físicas, evitar o estresse e fazer uma boa higiene do sono, ajudam a regular o organismo. Isso porque, o estresse em excesso afeta diretamente as taxas hormonais do seu organismo. Consequentemente, os ovários acabam sendo atingidos, podendo modificar os ciclos menstruais, e até mesmo cessarem eles.

Por fim, a última dica para ajudar na preservação da fertilidade é visitar um ginecologista com frequência. Dessa maneira, é possível manter um acompanhamento mais detalhado do funcionamento do seu sistema reprodutivo.Seguindo essas orientações, ficará mais fácil manter suas chances de engravidar. Lembre-se, planejamento e os cuidados são essenciais para quem deseja se tornar mãe um dia. Por isso, sempre mantenha bons hábitos.

Por Dr. Alfonso Araújo Massaguer – CRM 97.335

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas. Édiretorclínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. 

@maemedicina  

https://www.clinicamae.med.br/




Desafios / DilemasDestaquesDicasDiversosCasalMãe / PaiHomeGravidezO PartoPré-natalPós-partoTentando EngravidarSaúde