Papo de Mãe

Você já ouviu falar em puericultura?

Puericultura é o acompanhamento regular da criança saudável com o pediatra, com o objetivo de supervisionar o crescimento e desenvolvimento da criança sob todos os aspectos, para que seja possível atuar quando não haja evolução adequada.

Roberta Manreza Publicado em 27/03/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h05

Imagem Você já ouviu falar em puericultura?
27 de março de 2018


Por Portal Saúde4Kids*, 

As pediatras do Portal Saúde4Kids explicam o que é e alertam sobre a importância do acompanhamento médico

O nome chega a assustar aqueles que não sabem do que se trata, até remete a alguma patologia, mas não é. As pediatras do Portal Saúde4Kids -Dra. Ana Laura Kawasaka, Dra. Fernanda Viana e Dra. Rafaella Calmon- explicam que Puericultura é o acompanhamento regular da criança saudável com o pediatra, com o objetivo de supervisionar o crescimento e desenvolvimento da criança sob todos os aspectos, para que seja possível atuar quando não haja evolução adequada. Na consulta de puericultura, o médico ouve as dúvidas e observações da família e avalia a criança através de exame físico detalhado.

As ações preventivas do atendimento de puericultura são:

-Higiene física: supervisão da higiene corporal e aspectos como água potável e saneamento. Avaliar as condições de espaço físico e segurança domiciliar. Além de prática de atividade física e livre brincar.

-Higiene anti-infecciosa: acompanhar e aconselhar os pais durante a vacinação, atuar na prevenção e detecção de quadros infecciosos.

-Higiene mental: dinâmica domiciliar, aconselhando pais e cuidadores sobre como lidar com os distúrbios emocionais próprios da infância, ou dificuldades escolares e de socialização.

-Higiene do crescimento: aferição de parâmetros indicativos de crescimento e peso.

-Higiene alimentar: aconselhamento aos pais e ou cuidadores sobre a introdução alimentar, hábitos alimentares saudáveis, além do aleitamento materno exclusivo.

É recomendável que a primeira consulta seja feita ainda antes do bebê nascer, por volta da 32ª semana de gestação, para que os pais tirem dúvidas sobre amamentação e demais cuidados com o recém-nascido. Decidir quem será o pediatra do bebê com antecedência também é muito importante. Deve ser uma decisão sem pressa e consciente, baseada em indicações de amigos, familiares e outros médicos.

A primeira consulta após o nascimento deve ser feita até, no máximo, 7 dias de vida, podendo haver necessidade de retorno semanal ou quinzenal no primeiro mês. A partir daí, se estiver tudo bem, as consultas são mensais até os 6 meses de vida. Do sétimo mês em diante, as consultas são a cada dois meses e a cada 3 meses até os dois anos de idade. Após 24 meses, o pediatra vai indicar a periodicidade das consultas e é recomendável que seja mantido o acompanhamento até os 19 anos.

*O Saúde4Kids é um portal com informações direcionadas especialmente a mamães e papais ou responsáveis pelos cuidados com as crianças nos mais variados aspectos, desde a fase bebê até a adolescência. Foi criado em 2015 pelas médicas e pediatras Fernanda Viana, Rafaela Gato Calmon e Ana Laura Kawasaka para compartilhar conhecimentos técnicos e experiências pessoais, a fim de orientar toda a família sobre cuidados com a saúde, bem-estar e comportamento da criançada.

O Portal Saúde4Kids também está no Instagram, Facebook e Youtube.

Papo de Mãe recomenda:




AlimentaçãoAmamentação / AlimentaçãoColunistasComportamentoCreche / BerçárioCuidadoresDesenvolvimentoDiversãoEducaçãoHome0 a 2 anos3 a 8 anosSaúde