Papo de Mãe

Você ama o seu filho de verdade?

Será que as mães e pais realmente amam a seus filhos incondicionalmente?

Roberta Manreza Publicado em 21/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h54

Imagem Você ama o seu filho de verdade?
21 de novembro de 2020


Será que as mães e pais realmente amam seus filhos incondicionalmente?

Já contei aqui que há cinco anos, meu marido e eu adotamos três crianças lindas, divertidas, cheias de energia, com muito amor pra dar e por receber.

Os primeiros quatro anos foram de namoro. Sair pra passear, visitas curtas, depois fins de semana, férias, viagens, e finalmente chegou a convivência.

Os três chegaram em casa no restinho de sua infância. Nem vi o tempo passar e a adolescência já foi batendo na nossa porta.

No meio da tormenta me vi, muitas vezes, chateado por eles não agirem como eu gostaria, por não pensarem do jeito que considero correto, e sentia dificuldade de sair desse círculo de escuridão e encontrar o tão mágico e falado amor incondicional.

Foi procurando esse amor, fazendo um esforço enorme para amá-los de verdade, que me perguntei: será que as mães e pais realmente amam seus filhos incondicionalmente? São tantas histórias de pais que expulsam seus filhos de casa, que cortam relações, que tomam distância usando o trabalho como desculpa. Tantos pais e mães que abandonam seus filhos, os ricos nas mãos das babás, os pobres do jeito que podem. Será que esse tal amor existe?

Amar de verdade é difícil pra caramba, porque temos que jogar todas, ou quase todas nossas convicções no lixo, e olhar para aquele ser humano e acompanhá-lo. Inclusive quando não vão bem no colégio, quando agem de forma agressiva, quando gritam, ficam bravos, perdem a razão, quando não cumprem aquilo que combinamos, quando são gays, lésbicas, trans, quando escolhem uma profissão esquisita.

Amar de verdade a um filho é se despir do nosso preconceito e só aceitar, e apoiar, e abraçar.

O bacana desse processo de ser pai, é que se somos capazes de superar nossas limitações em nome do amor a nossos filhos, somos capazes de qualquer coisa. Porque é impossível a gente olhar para outro ser humano com os mesmos olhos depois de ter experimentado o amor incondicional.

Respondendo minha pergunta: sim, eu acho que amor incondicional existe, mas não nasce com a gente, não acontece como milagre. Ele precisa ser construído e por isso te sugiro: exercite o amor real com seus filhos. Talvez eles não sejam, muito provavelmente eles não são como você esperava, mas pode acreditar que eles serão a melhor versão deles mesmos se forem amados incondicionalmente.

Vinicius Campos, escritor e pai de 3 adolescentes – Colunista do Papo de Mãe.
instagram: @viniciuscamposoficial



AdoçãoColunistasVinicius CamposComportamentoConflitosCuidadoresDesafios / DilemasDestaquesDiversosEducaçãoBebêFamíliaMãe / PaiHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriança