Papo de Mãe
» PANDEMIA

Vacinar gestantes contra Covid-19: sim ou não?

Vacinação em gestantes e dúvidas sobre a vacina contra Covid-19 em mulheres grávidas

Redação Papo de Mãe Publicado em 09/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h14

Dr. Gustavo Kröger explica sobre a necessidade da vacinação de gestantes contra a covid-19
Dr. Gustavo Kröger explica sobre a necessidade da vacinação de gestantes contra a covid-19

Gestantes podem tomar a vacina contra a covid-19? Quais são os benefícios? Quais são os riscos? O ginecologista e obstetra Gustavo Kröger, especialista em medicina reprodutiva, explica que o calendário vacinal da gestante costuma incluir as vacinas da gripe, de hepatite B e a DTPA (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto), uma única vacina que é capaz de proteger a mãe e o bebê contra 3 doenças graves: difteria, tétano e coqueluche.

Há vacinas que não podem ser tomadas durante a gravidez, por terem vírus atenuados, ou seja, enfraquecidos, como sarampo, rubéola e tríplice viral. Essas colocam mãe e bebê em risco, pois ambos têm a imunidade mais fraca e podem gerar aborto ou más formações.

Veja também:

A vacina da febre amarela deve ser discutida com o médico que vai avaliar riscos e benefícios. Assim também deve ser com a vacina de covid-19. Por ser uma vacina nova, ainda não foi testada em grávidas. Gustavo Kröger afirma que “por ser uma vacina de vírus inativo já sabemos que é mais segura, por ser similar a outras que a gestante deve tomar”.

Segundo a Febrasgo, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, as gestantes que forem do grupo de risco devem tomar. Pode-se decidir caso a caso, avaliando os riscos da doença. Já é sabido que, no final da gravidez, contrair covid-19 pode ser mais grave porque a capacidade pulmonar da mulher está reduzida.

Veja a explicação do ginecologista e obstetra Gustavo Kröger no vídeo e se inscreva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

Gustavo KrögerPandemiaGravidezVídeos