Papo de Mãe
» NO COMANDO DO LAR

“Um homem não seria capaz de dar conta”: o que pensam as chefes de família no Brasil?

Pesquisa aponta que 92% das mães se consideram donas de casa mesmo na liderança do lar

Sabrina Legramandi* Publicado em 06/07/2021, às 12h08

53% das mulheres entrevistadas afirmaram que gostariam de ser mais respeitadas no trabalho
53% das mulheres entrevistadas afirmaram que gostariam de ser mais respeitadas no trabalho

Você sabe o que é ser uma mulher chefe de família? De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 34 milhões de mulheres são chefes de família no Brasil.

No comando de 47,5% dos lares brasileiros, 92% ainda se consideram donas de casa. É o que aponta a pesquisa recente realizada pelo C.Lab, laboratório de pesquisas da Nestlé, em parceria com o Studio Ideias.

“Apesar de serem as responsáveis financeiras pelos lares, muitas mulheres ainda não compreendem a importância disso e se definem apenas como donas de casa, não como chefes de família. O peso é muito maior”, afirma Milena Shimizu, gerente de pesquisa de mercado da Nestlé.

A pesquisa abrangeu diferentes classes sociais, sendo a C1 a mais estudada, com 37% de respostas, e a D e a E somando, juntas, 8% dos estudos. A maioria das participantes se denomina pardas e brancas – o correspondente a 45% e 39,9%, respectivamente – enquanto apenas 0,3% são indígenas.

Veja também:

Confira a seguir os principais pontos e o que pensam as mães chefes de família no Brasil.

Pesquisa revela perfil das mães chefes de família – Infográfico: Papo de Mãe

‘Um homem não seria capaz de dar conta sozinho do que eu faço’

A pesquisa envolveu mães solteiras e também aquelas que vivem com o cônjuge. Para 64% delas, um homem não seria capaz de dar conta sozinho do que elas fazem e, 54% das que vivem com os maridos consideram a divisão de tarefas injusta.

“Essa mulher se vê acumulando papéis e essa sobreposição gera desequilíbrio e exaustão”, afirma Shimizu. “No caso das mães solo, a rede de apoio precisa existir, mas é pequena e elas acabam contando com os próprios filhos para ajustar a rotina”.

Por conta desse estereótipo social de ser a provedora da casa, quase metade das mulheres entrevistadas concorda que ser mãe dificulta a sua carreira e mais da metade afirma que não é respeitada no trabalho.

Milena Shimizu entende que esses dados refletem a desigualdade dos papéis sociais exercidos por homens e por mulheres.

“As cobranças de um homem chefe de família são muito diferentes das cobranças de uma mulher chefe de família” (Milena Shimizu)

‘Sinto que cuido mais dos outros do que os outros cuidam de mim’

Para 73% das mulheres entrevistadas, priorizar o cuidado de outras pessoas impacta no seu próprio autocuidado. “Em muitos momentos a doação para os filhos é tanta que elas acabam deixando o autocuidado de lado. Isso acontece por falta de apoio e suporte para cuidar dos filhos”, diz Milena.

O impacto de assumir esse papel influencia, até mesmo, na vaidade. Mais de 70% das mulheres dizem não terem tempo para cuidar de si mesmas e que já cuidaram melhor do seu lado vaidoso e 69% afirmam que, quando conseguem um tempo sozinhas, não sabem nem o que fazer.

De acordo com Shimizu, isso é resultado de uma função de longa data exercida pelas mulheres. Ela lembra que “as mães buscam sempre priorizar os filhos porque desde sempre é o exemplo que tiveram na sociedade”.

‘Tenho orgulho da mulher que me tornei’

Porém, mesmo com uma vida de dificuldades e de tensões, a grande maioria das mães entrevistadas – cerca de 80% – se sentem orgulhosas por quem se tornaram.

“Uma das maiores dificuldades passa por esse prazer de reconhecer seu próprio esforço e autonomia junto com o peso de ser a responsável e ter que equilibrar tudo sem apoio” (Milena Shimizu)

O impacto de se reconhecer como uma mulher forte também resulta em uma esperança no futuro. Afinal, 80% delas querem que as filhas cresçam como exemplos de figuras femininas fortes e independentes.

*Sabrina Legramandi é repórter do Papo de Mãe

Confira o programa do Papo de Mãe sobre mães chefes de família:

Desafios / DilemasMãe / PaiTrabalho / Carreira