Papo de Mãe
Papo de Mãe
» ILUSTRAÇÃO

Turma da Mônica dá dicas e cuidados para voltas às aulas em tempos de Covid-19

Em parceria com a UNICEF, a criação de Mauricio de Sousa ganhou uma versão especial para ajudar no retorno do ensino presencial

Redação Papo de Mãe* Publicado em 01/06/2021, às 18h17 - Atualizado em 25/06/2021, às 17h39

Magali traz os principais cuidados que se deve ter na escola em tempos de pandemia
Magali traz os principais cuidados que se deve ter na escola em tempos de pandemia

A turma da Mônica está diferente! Com objetivo de orientar as famílias brasileiras para o retorno às aulas presenciais em todo o país, a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um guia recheado de ilustrações e informações importantes sobre esse momento, que ainda é preciso de bastante atenção.

A cartilha "Cuidados na Escola" traz as principais dicas de proteção para evitar a contaminação da Covid-19 neste período de voltas às aulas, que acontece de forma gradual em todo o Brasil, variando de acordo com cada município.

Apesar de nem todas as escolas terem voltado ao presencial, nunca é demais informar e conscientizar as crianças sobre os cuidados que se deve ter na escola e em todos os lugares neste período delicado.

Mas no caso das voltas aulas, é de extrema importância que a mensagem seja passada para os pequenos. "Nesse momento eles estão ansiosos para reencontrar e interagir com os colegas, é fundamental reforçar todos os procedimentos para que eles possam aproveitar o retorno à escola com a maior segurança possível", diz Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a criação de uma das personagens infantis mais famosas no Brasil.

Veja também:

Mônica Sousa, filha de Mauricio de Sousa, reforça que a mensagem para as crianças
seja o mais clara possível. (Foto: Divulgação)

Entendemos que a forma didática é a mais eficaz de se passar a orientação às famílias, principalmente, por meio de personagens e histórias que todos já conhecem, facilitando a divulgação e entendimento da mensagem. (Mônica Sousa)

Impacto das voltas às aulas

Para dialogar com precisão com as crianças e adultos, a cartilha foi desenvolvida pela equipe técnica do UNICEF, das áreas de saúde, educação e WASH (sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene) e com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais.

"Cuidados na Escola" foi ilustrado pelos personagens do Bairro do Limoeiro. Cebolinha, Cascão, Magali, Mônica... os rostinhos conhecidos criados por Mauricio de Sousa, estão presentes de uma forma lúdica e bastante interativa.

Além das instruções de prevenção, o manual também dá algumas dicas de como abordar o assunto com as crianças, o que ajuda todos os papais e mamães. Uso de máscaras, higienização frequente das mãos, distanciamento social, são apenas algumas orientações presentes. 

Cebolinha e Cascão estão presentes no guia "Cuidados na Escola"

Ainda visando a inclusão, o guia também destaca as prevenções necessárias paras as crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves, que podem sentir dificuldades com as máscaras.

Outra curiosidade importante é que o guia propõe alternativas a crianças e adolescentes com problemas auditivos e que necessitam de leitura labial para entenderem as falas. Nesse caso, o uso de máscaras transparentes, por exemplo, são uma solução para garantir oportunidades de aprendizagem a todos, independente de suas diferenças.

Use sempre máscara!

Para a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, as escolas são essenciais nas vidas das  crianças. "Além da educação e a preparação para o mundo do trabalho, as escolas oferecem uma diversidade de outras oportunidades de desenvolvimento para as crianças e adolescentes, incluindo competências sociais, proteção contra diferentes formas de violência - e para muitos também alimentar-se bem", afirma.

Bauer também destaca que em novembro de 2020, mais cinco milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil por conta da pandemia da Covid-19. "Muitas famílias têm dúvidas sobre como realizar a volta para a escola de uma maneira segura. Este novo guia responde a muitas destas questões e vai ajudar crianças, adolescentes e famílias a retornar à escola, e se manter nela, de forma segura", garante.

Para conferir esta e as outras cartilhas basta acessar gratuitamente AQUI

Assista ao vídeo da colunista Stella Azulay, sobre o momento de voltas às aulas. Se inscreva no canal do Papo de Mãe:

NotíciasPandemia