Papo de Mãe

TECNOLOGIA – Vilã ou ferramenta para estimular a leitura?

Roberta Manreza Publicado em 06/10/2014, às 00h00 - Atualizado em 14/10/2014, às 07h52

Imagem TECNOLOGIA – Vilã ou ferramenta para estimular a leitura?
6 de outubro de 2014


RIO DE JANEIRO – Encontro gratuito tem como objetivo dialogar sobre as formas de incentivo à leitura num mundo em que o apelo digital é cada vez maior

Dentre as diversas razões declaradas pelos brasileiros para não terem lido nos últimos meses estão, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 3, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), a falta de tempo, com 53%, seguida da falta de interesse que acomete 30% dos entrevistados. O levantamento identificou ainda que 21% preferem outras atividades, e que 19% dos brasileiros não têm paciência para a leitura.

Neste cenário, temos ainda a tecnologia como febre no mundo atual e na outra ponta, não só adultos, mas também crianças, adolescentes e jovens conectados quase 24 horas por dia. E aí vem a questão: não seria, então, a tecnologia uma ferramenta ideal para estimular a leitura, sobretudo entre os mais jovens?

“Hoje, crianças têm celulares, só falam em Facebook, Instagran, Twitter e a internet é a maior fonte de buscas de jovens e adolescentes. Pode parecer que o mundo analógico foi esquecido, mas, ao invés de pensar na substituição dos livros impressos pelos digitais, entendemos que eles podem andar juntos, incentivando o gosto pela leitura num mundo em que o apelo digital é cada vez mais arrebatador”, considera Sorahya Bellard, Pedagoga, Psicopedagoga e Coach do Núcleo – Integração Atendimento Clínico e Pedagógico.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro – 29 de outubro, no próximo dia 16 de outubro, o Integração – Núcleo de Atendimento Clínico e Pedagógico realizará mais um encontro do Programa de Palestras Para Famílias e Profissionais.Desta vez o tema será: Leitura e Tecnologia: o desafio de gostar de ler. O evento é aberto gratuito mediante inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.

SERVIÇO:

Programa de Palestras Para Famílias e Profissionais

Palestra: Leitura e Tecnologia: o desafio de gostar de ler

Palestrante: Sorahya Bellard, Pedagoga, Psicopedagoga e Coach do Núcleo Integração – Núcleo de Atendimento Clínico e Pedagógico.

Data: 16 de outubro de 2014

Horário: 19h30 às 21h

Local: Núcleo Integração | Rua Conde de Bonfim, 344, bloco: II, sala: 1001.

Tijuca (Logo na saída da Estação Saens Penã do Metrô)

Inscrições: (21) 2565-7882 | 99737-2697

DICA: Papo de Mãe – Tecnologia na sala de aula




Educação