Papo de Mãe
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Dicas para o seu filho dormir melhor e se desenvolver bem

A experiência de ter um filho é sem dúvida uma das mais maravilhosas que uma família pode ter, mas um filho que dorme mal traz sofrimento, principalmente porque os pais se sentem frustrados no novo papel.

Roberta Manreza Publicado em 17/01/2019, às 00h00 - Atualizado às 12h06

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17 de janeiro de 2019


Por Gabriella Oliveira*, especialista do sono infantil

A experiência de ter um filho é sem dúvida uma das mais maravilhosas que uma família pode ter, mas um filho que dorme mal traz sofrimento, principalmente porque os pais se sentem frustrados no novo papel.

Não é à toa que a dificuldade com o sono infantil é uma das maiores reclamações dos pais sobre o comportamento dos filhos nos consultórios pediátricos.

Mas vamos entender melhor como funciona o Sono.

O nosso organismo recupera durante o sono todo o desgaste físico e mental, além de efetivar tarefas essenciais para o seu bom funcionamento. Uma noite mal dormida prejudica a coordenação motora e a capacidade de raciocínio.

Num ciclo de 24horas o processo de sono é comandado por um relógio biológico, e o seu desenvolvimento depende de alguns fatores externos, como: ambiente do sono, alimentação, hábitos saudáveis, rotina social, entre outros.

Durante o ciclo de sono secretamos importantes hormônios, dentre eles: a Melatonina (hormônio regulador do sono) e o GH (hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento).

Parece um bicho de sete cabeças, mas é muito fácil entender a função de cada um deles.

A Melatonina é a peça-chave dessa sincronia, pois é um neuro-hormônio, produzido por uma pequena glândula que fica atrás dos olhos, responsável pela regulação do sono. Essa glândula não é bem desenvolvida em bebês e isso faz com que a sua melatonina seja produzida de forma irregular.

O que auxilia a regulação? Rotina e bons hábitos.

Como fazer?

Por volta das 19h-20h, a produção de melatonina sobe e a adrenalina desce. Esse é o horário em que é mais fácil a criança dormir.

Na infância cerca de 90% do hormônio do crescimento são liberados durante o sono. Criança que possui dificuldade para dormir, têm mais chance de ter problemas no seu desenvolvimento físico.

O hormônio GH é responsável não só pelo crescimento da criança, mas também ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura e a fragilidade dos ossos, dando mais disposição.

Por isso reforço que o sono de qualidade está associado a hábitos saudáveis durante o dia e a noite.

Toda mudança de hábito é desconfortável, por isso o bebê/criança pode sentir desconfortos nos primeiros dias da nova rotina.

O importante é não deixar o bebê chorando sozinho, afinal ele não tem maturidade para entender que a mamãe ou o papai está no quarto ao lado. Os pais devem repetir os novos hábitos várias vezes, por vários dias, até que ele entenda o novo processo.

Como estabelecer hábitos saudáveis para bebês e crianças a partir do 4º mês de vida?

  • Organize o dia do bebê, organizar os horários das sonecas e sono noturno é primordial.
  • Corrigir a hora de dormir, bebês/crianças que dormem antes das 20h mantém o sono mais efetivo e restaurador.
  • Diminuir atividade antes do sono noturno, diminuir as luzes da casa, desligar televisão, realizar atividades tranquilas – banho, massagem, contar histórias ou música.
  • Objetos de apego, naninhas aconchegantes e fofinhas podem ajudá-los na hora de dormir. Lembrando sempre a questão da segurança, não podem ter partes pequenas.

É muito importante que os pais tenham em mente que a rotina não é cansativa ou desnecessária. Ela é muito importante para as crianças! Ter prazos e horários estabelecidos trazem tranquilidade e confiança para os pequenos, fazendo com que eles não se sintam tão ansiosos.

A partir daí é ter disciplina e certamente toda a família colherá bons frutos.

*Gabriella Oliveira é Consultora Materna e Especialista do Sono Infantil

www.gabriellaoliveira.com.br

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