Papo de Mãe

SlowKids acontece no dia 29 de maio com programação gratuita no Parque Villa-Lobos em SP

Roberta Manreza Publicado em 24/05/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h41

Imagem SlowKids acontece no dia 29 de maio com programação gratuita no Parque Villa-Lobos em SP
24 de maio de 2016


O evento, dedicado a oferecer um dia de atrações especiais para adultos e crianças, a fazer com que desacelerem da tecnologia e aproveitem ao ar livre e próximos da natureza, conta com contação de histórias, apresentação musical, feira de troca de brinquedos, brincadeiras tradicionais, entre outros

Por Agência Lema

São Paulo, maio de 2016 – No domingo, 29 de maio, das 9h às 16h, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebe famílias para participarem de mais uma edição do SlowKids, um evento cheio de atividades especialmente pensadas para entreter em um espaço próximo da natureza e desacelerar as crianças do universo tecnológico, aproximando-as da arte e do campo da criatividade. O SlowKids é inspirado pelo conceito do desenho e acessibilidade universal, para o maior numero de crianças participem em suas dificuldades e potências.

O evento, criado por Tatiana Weberman (Respire Cultura), Juliana Borges (Maria Farinha Filmes) e com o apoio do Instituto Alana, chega à sua 7a edição eleito como o “Melhor Passeio Infantil de 2014”, em votação promovida pelo Guia da Folha (Folha de S.Paulo) e já faz parte do calendário de pais e filhos paulistanos.

Esta edição do SlowKids faz parte da Semana Mundial do Brincar e conta com o patrocínio de OMO, que está alinhado com o projeto nos conceitos do Movimento #livreparadescobrir e da causa Se Sujar Faz Bem.

SlowKids | Foto: Luciana Borges

SlowKids | Foto: Luciana Borges

A programação, que é a mesma de manhã a à tarde – o que possibilita aos pais escolherem o melhor período sem perder qualquer atração – conta com uma série de apresentações, brincadeiras e oficina. Às 10h e às 13h, acontecem contações de histórias com Kiara Terra; às 14h, uma apresentação da POIN – Pequena Orquestra Interativa; e às 11h e às 15h, apresentações da Banda Mirim, um coletivo de artistas que combina linguagens derivadas do circo, do teatro e da música.

Durante todo o dia, das 9h às 16h, haverá Feira de Troca de Brinquedos (basta levar um brinquedo em bom estado e trocar por outro); Estação de Movimentos e Sensações, para crianças de 0 a 3 anos,Estação Bolhas de Sabão Coloridas e Sensoriais, além da Estação de Jardinagem, todos desenvolvidos pela organização Adoletá; Brincadeiras Tradicionais, Jogo de Farinha, Brincadeiras com Terra e Modelagem, Bolhas Coloridas, Pintura, Estação Molhada e Carimbo com Dedos da Casa do Brincar; Estação Reciclagem; playground com brinquedos do “Erê Lab”; Atividades com Bambolês com a Cia Bambolística, Oficina de Reciclagem do Infinito Circular, Painel de Arte Coletiva e Estação Se Essa Rua Fosse Minha  da Oficina Toka; Espaço Leitura; Espaço Slow, uma tenda com almofadas e violinista; ePasseios pela Natureza com o projeto “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã.

Para exemplificar a acessibilidade, o evento contará com monitores especializados, puffs feitos com calças jeans, especiais para as crianças que não têm sustentação corporal própria; e o Erê Lab, uma empresa que cria objetos e brinquedos, e que apresentará dois brinquedos acessíveis; entre outros.

– Casa do Brincar – Desacelere, deixe a correria lá fora e aproveite a fase mais  importante das crianças. Esse é o mote do projeto Casa de Brincar, que através de atividades lúdicas, para pais e filhos, auxilia  no desenvolvimento infantil.

– ErêLab: arte para interagir, brincar, crescer. Brincar é a melhor forma de crescer. ErêLab é uma empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. Brinquedos com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. A ErêLab resgata o tempo e o lugar de brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades, recuperando o tempo de cidadania.

Passeios pela Natureza: o Projeto “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã, propõe a humanização da natureza através da criança. É uma conexão entre criança e natureza, colocando-os juntos, para brincar, explorar e se descobrir.

– Infinito Circular Ambiental – Organização que lida com a gestão de resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais, educação ambiental, coleta seletiva, arte de sucata.

Adoletá –  é uma empresa de impacto social que tem o objetivo de promover um ambiente saudável para todas as crianças e suas singularidades com a garantia de que serão acolhidas, cuidadas e educadas em suas máximas potências. A empresa é consultora do SlowKids na parte de acessibilidade.

Oficina Toka – oferece às crianças, a partir de 3 anos e que já tenham passado pelo desfralde, a oportunidade de desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos em áreas específicas, complementando a formação curricular. O Painel de Arte Coletiva tem por objetivo despertar a criança para a arte e a criatividade, pautada na colaboração e cocriação.

Pequena Orquestra Interativa  – A Poin é apresentada pela Cia Cabelo de Maria, de Renata Mattar e Gustavo Finkler, fundada em 2007, com a proposta de compartilhar a pesquisa musical feita por Renata em seus mais de 10 anos de viagens pelo Brasil registrando músicas de tradição popular.

– Kiara Terra – Contadora de Histórias que há quatro anos organizou seu método e passou a viver uma intensa e surpreendente jornada formando professores pelo Brasil. De lá para cá, viajou bastante por iniciativas ligadas à defesa dos direitos das crianças e instituições públicas e privadas que tem como foco a educação e a articulação da sociedade pela infância. Kiara também leva histórias a lugares inusitados das cidades. Narra para mediar exposições de arte com pais e filhos, participa das Viradas Culturais, encontra palavras em parques, galerias, livrarias, espaços de articulação e acesso à cultura e até na Câmara Municipal já abriu uma história.

– Banda Mirim – um coletivo composto por 14 artistas de várias áreas – entre atores, músicos, cantores e artistas circenses – e inúmeros colaboradores, que vem se destacando na cena paulista com seus espetáculos musicais destinados ao público infanto-juvenil. Desde sua criação, em 2004, dedica-se a inventar e produzir atividade cênicas – tanto peças quanto oficinas – que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música, buscando neste elo de integração traduzir em poesia e linguagem lúdica o universo das crianças.

Programação:
09h às 16h – oficinas e atividades simultâneas
10h e 13h – Contação de Histórias com Kiara Terra
11h e 15h – Banda Mirim
14h – POIN – Pequena Orquestra Interativa
16h – Encerramento

SlowKids @ Parque Vila Lobos
Data: 29 de maio, domingo, das 09h às 16h
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Contato: (11) 2683-6302
www.facebook.com/movimentoslowkids

Reprodução Facebook

Reprodução Facebook

Sobre o SlowKids
O SlowKids surgiu da parceria de Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura e idealizadora do SlowMovie, e Juliana Borges, produtora da Maria Farinha Filmes, com o intuito de incentivar a integração – criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e a importância do brincar. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para crianças de grandes centros urbanos, como São Paulo. O Slowkids é realizado em parceria com o Instituto Alana, e já aconteceu no Parque da Água Branca, no Museu da Casa Brasileira e Parque Burle Marx, esta é sua sétima edição. www.slowkids.com.br

Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre a produtora Respire Cultura
Foi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade. Mais informações: www.respirecultura.com.br

Tatiana Weberman
Tatiana Weberman é produtora cultural e, desde 2011, desenvolve em São Paulo um trabalho de ocupação do espaço público através de arte. Criou o SlowMovie, experiência de cinema ao ar livre com piquenique, música e arte, que já está indo para sua sexta edição e conta hoje com um público de mais de duas mil pessoas. Desenvolveu, em parceria com o Instituto Alana, o SlowKids, evento para crianças em parques e praças de São Paulo com o mesmo propósito do SlowMovie, porém com uma programação adulta. Seu foco é sempre trazer experiências para espaços públicos, conectando as pessoas e a cidade.

Juliana Borges
Produtora audiovisual da Maria Farinha Filmes, que tem como foco contar impactantes e inspiradoras histórias que provoquem transformação. Desde o início da produtora, em 2008, Juliana assina a direção de produção e produção executiva das seguintes obras: os documentários “Criança, a Alma do Negócio” e “Muito Além do Peso”, ambos dirigidos por Estela Renner; “Tarja Branca, a revolução que faltava”, de Cacau Rhoden; “Território do Brincar”, dirigido pela educadora Renata Meirelles e o cineasta David Reeks; e o longa-metragem internacional “O Começo da Vida”, que teve sua estreia em maio de 2016. E em 2013, criou e desenvolveu, em parceria com o Instituto Alana, o SlowKids, evento para crianças em parques e praças.

Sobre a iniciativa “Se Sujar Faz Bem”
É uma causa promovida por OMO, marca líder no mercado brasileiro de detergentes pós e líquidos da Unilever, disponível em mais de 78 países sob as marcas OMO, Persil, Skip e Via. Juntas, as marcas “Se Sujar Faz Bem” acreditam que as crianças precisam de brincadeiras que lhes permitam explorar e experimentar em abundância, sair e se sujar, porque são essenciais para que descubram, aprendam e se desenvolvam de forma saudável. Para isso, mantêm parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil para investigar as melhores maneiras de estimular as crianças neste sentido. No Brasil, por meio do movimento #LivreParaDescobrir, OMO conta com a plataforma www.SeSujarFazBem.com.br, com a consultoria de Priscila Cruz e Vital Didonet, além das parcerias com Slow Kids e Aliança Pela Infância, na Semana Mundial do Brincar.

 –

Papo de Mãe recomenda: 




DesenvolvimentoDicasDiversosDiversãoHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anos