Papo de Mãe

Tire suas dúvidas sobre salário-maternidade

A partir deste mês, o INSS começará a fornecer automaticamente o salário-maternidade. Para obter o benefício, é necessário estar com o cadastro atualizado no INSS e que o bebê seja registrado em um cartório que envie os dados da Certidão de Nascimento para o SIRC (Sistema Nacional de Informações do Registro Civil).

Roberta Manreza Publicado em 10/05/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h00

Imagem Tire suas dúvidas sobre salário-maternidade
10 de maio de 2018


A advogada trabalhista Cintia Lima estará no nosso evento do dia das mães e responderá perguntas sobre salário-maternidade. Confira abaixo as informações sobre o nosso encontro.

Você e a sua família são nossos convidados.

Papo de Mãe e Memorial da América Latina comemoram o dia das mães.

No dia 12 de maio, às 9 horas, o Papo de Mãe, das jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, promove um bate-papo com as mães na Biblioteca Latino-Americana. O tema será “Mãe Polvo – É possível dar conta de tudo?”.  Além das apresentadoras, participam da conversa a advogada trabalhista Cintia Lima, que vai tirar dúvidas sobre os direitos das donas-de-casa e das mulheres que trabalham fora, e a psicóloga Cecília Russo Troiano, autora do livro “Vida de Equilibrista”.

A ideia é promover a interação da plateia que poderá dar depoimentos e fazer perguntas. O convite é extensivo aos filhos de todas as idades, maridos, avós. A família toda pode aproveitar para se reunir em torno das mães e comemorar.

Haverá, inclusive, atividades para as crianças e sorteios de presentes entre os convidados.

Mariana e Roberta apresentam o Momento Papo de Mãe, no ar pela TV Cultura, de segunda a sexta às 11h45 e 17h45 e aos sábados das 11h30 às 12h30.

Em 9 anos de programa, mais de 700 temas já foram debatidos. O dilema das mães continua sempre o mesmo: como dar conta de tudo e lidar com o sentimento de culpa. Conversar com outras mães e especialistas no assunto, sempre ajuda.

Vai ser uma manhã com muito papo, informação e diversão.

Serviço:

Mãe Polvo – É possível dar conta de tudo?

Memorial da América Latina – Auditório da biblioteca Latino americana

Dia 12 de maio, sábado

Das 9h às 12h

Leia o texto da advogada trabalhista Cintia Lima sobre salário-maternidade: 

Por Cintia Lima, advogada trabalhista

Salário-maternidade passa a ser automático

Trabalhadoras não precisarão mais ir até um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para requerer o salário-maternidade

A partir deste mês, o INSS começará a fornecer automaticamente o salário-maternidade. Para obter o benefício, é necessário estar com o cadastro atualizado no INSS e que o bebê seja registrado em um cartório que envie os dados da Certidão de Nascimento para o SIRC (Sistema Nacional de Informações do Registro Civil).

A atualização do cadastro pode ser realizada no site do INSS ou pelo telefone 135. Por essas formas, também é possível agendar a requisição do salário-maternidade, oferecido durante o período de afastamento após o nascimento ou adoção de uma criança. O valor máximo permitido é de R$ 5.645 e representa uma média dos últimos 12 meses de contribuição.

O salário-maternidade é pago no caso de nascimento e também adoção de crianças, com duração de 120 dias.

CINTIA LIMA é advogada, sócia e coordenadora da área trabalhista do Cintia Lima Advocacia e Assessoria Jurídica. Pós-graduada em Direito Tributário pelo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Possui 8 anos de experiência na área trabalhista defendendo e prestando consultoria para empresas e pessoas físicas.

http://www.cintialima.adv.br/




DestaquesHomePós-parto