Papo de Mãe

S.O.S. PAPO DE MÃE

pmadmin Publicado em 28/04/2011, às 00h00 - Atualizado às 12h52

28 de abril de 2011


QUEM PERGUNTA: o telespectador Leandro, de Recife -PE“Olá pessoal! Assisti ao programa deste domingo 24-04-11, falando de carreira profissional. Tenho ficado muito preocupado com meu futuro, tenho 29 anos, solteiro, com apenas segundo grau, e trabalhando como motorista. Ainda não me encontrei em que carreira de ensino superior seguir, ou nível técnico. A única profissão que me chama muita atenção é piloto de aeronaves. Nesse semestre iria iniciar o curso inicial de piloto privado, mas estava agindo só por impulso, porque ao analisar a minha situação financeira, não daria nem para terminar a primeira fase por se tratar de um curso muito caro. Então gostaria de saber se tem alguma maneira, um programa, que possa baratear esse investimento, por empresas, ou companhias aéreas que forneçam bolsas, ou algo do tipo. Talvez se vocês conhecerem algum especialista da área, possam me responder. Abraços!!!”QUEM RESPONDE: Mariá Giuliese, psicóloga e especialista em aconselhamento de carreira. Participou como convidada do Programa Papo de Mãe sobre TRANSIÇÃO ESCOLA-FACULDADE exibido em 24.04.2011.

“Olá Leandro. Antes de você fazer sua escolha de fato é importante que pesquise mais sobre a área de atuação escolhida. Sugiro que converse com profissionais da aviação e que conheça melhor a rotina desses profissionais e o trabalho que realizam em toda sua amplitude, para depois procurar pessoas ou empresas que tenham interesse em te ajudar a investir nessa carreira. Isso vale para todas as pessoas em todas as áreas de atuação. É importante fazer essa pesquisa, esse “teste de realidade” para prevenir que se invista tempo e dinheiro em uma profissão que talvez não seja a mais alinhada com o seu  perfil, interesses e vocações. Nessa busca os próprios profissionais da área escolhida podem te dar dicas de como conseguir um patrocínio ou algum desconto no seu aprimoramento profissional. Um abraço, Mariá.”

DICA DE HOJEInscrição para o Vestibular das Fatecs começa dia 2 de maio As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2011 estarão abertas de 2 de maio a 8 de junho. O exame será no dia 3 de julho. Serão 10.860 vagas – distribuídas entre as 51 Fatecs que oferecem 60 cursos de graduação tecnológica gratuitos -, representando um crescimento de 830 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (10.030). No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade. Inscrições: No período de 2 de maio a 8 de junho, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site http://www.vestibularfatec.com.br/. Inclusão Social: O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. Outras informações: Fones: (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site http://www.vestibularfatec.com.br/