Papo de Mãe

Renascendo após a maternidade 

Roberta Manreza Publicado em 30/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h24

Imagem Renascendo após a maternidade 
30 de novembro de 2016


14021519_1107594902654712_1836309898651405269_n

Por Bianca Amorim*, psicóloga e coach de mães

Não por acaso, este é o nome do meu projeto de vida! Se você não me conhece, sou Bianca Amorim, psicóloga e coach de mães, e idealizei o projeto, cujo nome consta no título deste texto, há um ano e meio.

Eu já era mãe de dois meninos quando decidi que queria mudar minha vida profissional radicalmente. De profissional de RH, passei a psicóloga de mães, depois coach de mães e hoje, além dessas duas funções, sou empreendedora digital.

Quando comecei a pensar em nomes para criar meu projeto, observei nas mães que eu atendia e também naquelas que faziam parte da minha rede de apoio, com filhos em idades similares aos meus, que todas elas, em algum momento, se sentiam perdidas: sem saber exatamente o que queriam fazer a partir daquele momento; sem conseguir se visualizar fazendo algumas atividades que faziam antes dos filhos (profissionalmente ou não); amando a maternidade, mas ao mesmo tempo morrendo de saudades de voltar a ser uma pessoa, além de mãe; percebendo que a maternidade tinha mexido com elas de alguma forma, mas sem saber exatamente em que e como lidar com isso.

Foi aí que, pensando na minha própria história e também na destas mães que estavam ali no meu convívio, percebi que gostaria de ajudá-las a RENASCER APÓS A MATERNIDADE.

Algumas mulheres podem não se identificar muito, pois não perceberam mudanças tão significativas. E, de fato, para algumas mulheres, a maternidade não traz mudanças drásticas de vida, embora eu tenha que as alertar que alguma mudança houve.

E se você não a percebe, talvez seja por não se conhecer verdadeiramente, não tendo parado para refletir sobre quem era antes de ser mãe e quem se tornou agora. Entretanto, fique tranquila, pois não há nada de errado nisso.

Por outro lado, a maternidade mexe tanto com algumas mães, a ponto de elas não se verem mais voltando ao trabalho ou voltando a exercer a mesma profissão de antes, por exemplo. Vivemos um momento na sociedade em que muitas mulheres abdicam da sua vida profissional para se dedicar integralmente aos filhos, pelo menos nos primeiros anos.

Porém, são essas mulheres as que mais sentem falta de, em algum momento, voltar a exercer seus outros papéis sociais (mulher, esposa, profissional, filha, amiga, dentre outros).

Foi então que, pensando neste grupo de mulheres que querem se reencontrar depois do nascimento dos filhos, criei um e-book chamado “Renascendo após a maternidade: 3 passos para se redescobrir após o nascimento dos filhos”, que já está em sua segunda edição e tem um adendo direcionado aos pais. Este e-book gratuito, é pautado nos três passos que eu trabalho com minhas clientes para que o renascimento seja possível.

São eles: autoconhecimento, rede de apoio e se colocar em ação. Conhecer-se profundamente, saber exatamente o que quer, mas não ter rede de apoio e/ou não se colocar em ação para alcançar seus objetivos não será o suficiente para este renascimento. Por outro lado, ser uma pessoa extremamente determinada, que se coloca em ação, mas não sabe aonde realmente deseja chegar, de que histórias quer viver e/ou não tem rede de apoio, também não fará essa mulher conseguir se redescobrir. É por isso que friso que é preciso caminhar estes três passos, nesta ordem que coloquei acima, para que o renascimento realmente aconteça.

Mas, sem sombra de dúvidas, o passo mais importante, que fará toda a diferença para que você exerça uma maternidade segura e confiante, é o autoconhecimento. Infelizmente, a maioria de nós não se conhece verdadeiramente e nem percebe a importância disso para o nosso bem-estar emocional e o de toda a família.

Por fim, quero te dizer que, independentemente das suas escolhas com relação à sua maternidade, o que importa mesmo é que você foque no seu bem-estar. Vejo muitas famílias abdicando de tudo e centrando todas as decisões na criança.

Porém, é preciso ter a percepção de que somos espelhos para nossos filhos, e eles só estarão bem se nos cuidarmos e estivermos em paz com nossas escolhas.

Agora eu te pergunto: você está preparada para RENASCER APÓS A MATERNIDADE?

Bianca Amorim* é mãe do Davi e do Lucas, psicóloga e coach de mães, idealizadora do projeto Renascendo após a Maternidade, palestrante e autora do e-book Renascendo após a maternidade: 3 passos para se redescobrir depois do nascimento dos filhos. Entusiasta da maternidade consciente, acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis sociais (mulher, profissional, esposa, amiga, filha…) de lado. 

No Facebook: www.facebook.com/renascendoaposamaternidade

No Instagram: www.instagram.com/renascendoaposamaternidade

Assista ao Papo de Mãe sobre ‘Antes e depois da maternidade’, ‘Mães empreendedoras’ e ‘Carreira e Maternidade’:




Desafios / DilemasDestaquesDicasDiversosMãe / PaiPai/MãeHomeTrabalho / Carreira