Papo de Mãe
» SAÚDE DA MULHER

Quer parar de amamentar?

Dra. Ligia Santos responde dúvidas das mulheres que desejam parar de amamentar

Laura Kotscho* Publicado em 02/06/2022, às 08h05

Dra. Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe
Dra. Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe

A pergunta que a Dra. Ligia Santos vai responder hoje é: qual remédio tomar se quero parar de amamentar? A ginecologista obstetra pontua que, antes de mais nada, a é mais complexa do que amamentação apenas o ato de nutrição. Quando a mulher amamenta o bebê, principalmente se ele for pequeno, com até seis meses, além de ele  estar sendo alimentado, também estão sendo criadas conexões de carinho e afeto, a musculatura do bebê está sendo fortalecida e outros inúmeros benefícios. 

Para Ligia, sempre que o tópico de amamentação é abordado, é importante lembrar as recomendações dadas pela Sociedade de Pediatria. Essas são: amamentação exculisva até os seis meses e dois anos amamentando, mesmo com a introdução de outros alimentos, o que pode durar de acordo com sua relação com o bebê, pois não há limites específicos para o fim da amamentação.  

Entretanto, a doutora ressalta que, por mais que isso seja muito bom na teoria, na prática algumas mães podem acabar ficando cansadas, entre outros fatores. Então, muitas vezes a solução buscada são remédios para interromper a lactação. 

Antes de tomar o remédio, o ideal é que você pare de amamentar. Porque naturalmente o leite tende a secar. Se por acaso você quer parar de amamentar, eu oriento que você acalente seu bebê. Quando ele vier buscar, mexer no peito e quiser, não precisa dar o peito. Você acolhe, acalenta e acalma seu bebê para ele acostumar com a ideia de que não precisa estar mamando para ter seu carinho", orienta Dra. Ligia

Assista ao vídeo na íntegra:

Dra. Ligia ainda ressalta que isso é um processo que demanda paciência, e é aí que as mães precisam perceber o quanto estão dispostas a enfrentar a situação de dizer não para seus filhos. Depois de um certo período em que a amamentação foi interrompida, naturalmente o corpo da mulher não vai mais produzir o leite, que vai secar, e, portanto, não haverá necessidade de consumir qualquer tipo de medicação. 

Veja também

Entretanto, a média ressalta que existem alguns casos em que a saída do leite continua ocorrendo mesmo após a amamentação ter sido interrompida. Nessas situações, alguns medicamentos são recomendados, como cabergolina e bromocriptina. É importante ressaltar que a dosagem deve ser receitada por um médico. 

*Laura Kotscho é repórter do Papo de Mãe

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Amamentação / AlimentaçãoDra.Ligia SantosSaúde