Papo de Mãe
» QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo no pós-parto é muito comum, entenda

A diminuição dos hormônios produzidos durante a gestação pode ser uma das causas para a queda de cabelo no pós-parto

Carolina Novaes * Publicado em 02/06/2021, às 12h01

Mulher com queda de cabelo
Mulher com queda de cabelo

Um problema que pode ser comum entre as puérperas é a queda de cabelo, perdendo o volume e deixando o couro cabeludo mais visível. 

Durante a gravidez as mulheres não costumam perder cabelo pois têm um  aumento da progesterona, hormônio feminino, responsável pela proteção dos cabelos, além de uma forte participação do hormônio do crescimento.  

Veja também 

Porém, no pós-parto, a mulher enfrenta uma queda abrupta da progesterona, onde pode causar uma queda de cabelo. Problema que normalmente acontece três meses após ela dar à luz, explica a Dra. Luciana Passoni, médica tricologista, especialista e referência em transplante capilar.

Dra. Luciana Passoni
Dra. Luciana Passoni. Foto reprodução

A mulher grávida pode utilizar a ledterapia e medicação a partir do sétimo mês de gestação - sempre com acompanhamento de um médico especializado, caso apresente queda de cabelo ou calvice. Cada caso deve ser analisado de maneira pessoal e individual, mas, em geral, o tratamento de calvice dura em média seis meses. “Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio ajudam a amenizar essa queda de cabelo", afirma a médica. 

Confira também o vídeo do Dr. Gustavo Kröger sobre gravidez e procedimentos estéticos:

*Carolina Novaes é repórter do Papo de Mãe. 

DicasNotíciasGravidezSaúde