Papo de Mãe
» SEGURANÇA INFANTIL

Quando calor demais pode fazer mal para a criança?

Sol e calor na medida certa garantem a saúde da criançada

Edmo Atique Gabriel* Publicado em 27/12/2021, às 06h00

Os cuidados com as crianças no verão
Os cuidados com as crianças no verão

A quantidade de água e eletrólitos de nosso sangue tem direta influência no funcionamento saudável de nosso coração, sobretudo nas crianças, as quais ainda estão em desenvolvimento.

Dessa forma, em situações de hemorragia e profusa desidratação, nas quais ocorre perda significativa deste conteúdo hídrico e eletrolítico, as crianças podem apresentar alterações cardiovasculares como arritmias e até uma parada cardiorrespiratória.

Na época do verão, quando as temperaturas atingem níveis acima de 35 graus Celsius, o equilíbrio térmico do corpo humano depende essencialmente de dois fatores fisiológicos - reposição volêmica por meio de continua hidratação e períodos de aumento da transpiração.

Assista ao Papo de Mãe sobre férias

Em países de clima tropical como o Brasil, nota-se que a temperatura pode atingir níveis acima de 40 graus Celsius, sobretudo em cidades praianas do sudeste e nordeste. Neste contexto de temperaturas criticamente mais elevadas, soma-se às variações de conteúdo hidroeletrolítico, a eventual ocorrência de um perigoso fenômeno bioquímico chamado desnaturação proteica.

Todos os órgãos e estruturas do corpo de uma criança e dessa forma o coração se inclui de forma destacada, são constituídos de substratos proteicos, os quais formam um arcabouço de sustentação e desempenham papel primordial para as reações químicas que se processam no circuito metabólico de cada órgão. Logo, o fenômeno de desnaturação proteica, que pode ser desencadeado pelas elevadas temperaturas, consiste num desarranjo estrutural e funcional dos referidos substratos, impactando, sobremaneira, na manutenção da saúde dos órgãos.

Diante da ocorrência de uma desidratação severa, sem a devida reposição, além do risco de desnaturação proteica, o coração desta criança pode, agudamente, apresentar graves modificações, começando por arritmias e culminando com a parada cardíaca e morte.

Veja também

De certa forma conhecemos como se comporta o verão no Brasil, quais são os meses mais críticos e as cidades mais quentes, o que permite elaborar uma estratégia preventiva para minimizar estes efeitos deletérios do calor excessivo.

As principais medidas para prevenir complicações cardiovasculares decorrentes do calor excessivo nas crianças são

  • Ingestão de água e sucos naturais diariamente;
  • Usar roupas leves e de cor clara no dia a dia;
  • Crianças que transpiram em excesso devem repor as perdas em quantidades proporcionais e muitas vezes até maiores do que a média;
  • Reduzir o consumo de produtos ricos em cafeína ou qualquer estimulante metabólico

As complicações cardiovasculares do calor excessivo para uma criança podem incluir arritmias cardíacas e problemas de concentração e, sendo assim, consultas periódicas e preventivas com um cardiologista são fundamentais para orientar as atividades e as medidas preventivas a serem adotadas.

edmo
Dr.Edmo Gabriel

*Dr. Edmo Atique Gabriel é cardiologista, cirurgião cardio vascular e nutrólogo. @edmoagabriel

ColunistasEdmo Atique Gabriel