Papo de Mãe
» LITERATURA INFANTIL

Projeto Semear Leitores, da Fundação Bunge, anuncia novos títulos na semana do Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje é dia Nacional do livro infantil. Veja dicas de leitura para a garotada e incentive sempre a leitura, principalmente em casa

Redação Papo de Mãe Publicado em 19/04/2022, às 11h12

Projeto Semear leitores
Projeto Semear leitores

Na semana Nacional do Livro Infantil, o Semear Leitores – programa da Fundação Bunge que incentiva o contato entre as crianças e os livros, acaba de definir os novos títulos que serão trabalhados em seus espaços neste ano. O dia do livro é 18 de abril.

Após dois anos fechados em função da pandemia, os espaços de leitura voltam a receber as crianças. Vinte e um livros foram selecionadas dentro do tema de 2022 que pretende trabalhar o livro como primeira obra de arte na infância. Entre as novidades, estão: “A guerra”, dos autores José Jorge Letria e André Letria, que trata a importância em não subestimar o sentimento das crianças em relação a situações externas, como conflitos entre os povos, por exemplo, e “Os invisíveis”, de Tino Freitas e Odilon Moraes, que narra a história de uma criança que enxerga de forma especial, as pessoas marginalizadas.

Assista ao Papo de Mãe sobre literatura infantil

Criado em 2011, o Semear Leitores é um programa presente em nove estados brasileiros, que estrutura espaços de leitura acolhedores, adaptados às necessidades e interesses dos seus pequenos leitores. Possui atualmente 32 espaços, distribuídos em 21 municípios, e somente no ano passado mais de 9 mil crianças tiveram acesso à leitura por meio do programa, que funcionou de forma online.

Também faz parte do programa, o preparo de mediadores de leitura, profissionais que recebem a formação necessária para fazer do primeiro contato da criança com o livro um momento agradável, marcante e verdadeiramente transformador.

Veja também

Semear Leitores é um dos projetos da Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, que há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

leitura
Espaços assim incentivam a leitura

Conheça também o Projeto Ler é uma viagem

O projeto Ler é uma viagem incentiva a leitura e também o desenvolvimento local e contrata 16 pessoas em cada cidade do país para participar dos Piqueniques literários como contadoras(es) de histórias, artistas, artesãs, intérprete de libras e mediadoras(es) de leitura.

A programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais do Ler é uma viagem:

Facebook: @lereumaviagemoficial Instagram: @lereumaviagemoficial Youtube: Ler é Uma Viagem

Mais informações: [email protected]

EducaçãoCriança