Papo de Mãe
» EDUCAÇÃO

Professores recebem computadores mais de um mês depois de prefeitura liberar 100% de presença nas escolas

Professores receberam equipamentos que ajudariam no ensino remoto na última sexta-feira. Desde agosto, escolas podem receber a totalidade dos alunos

Raphael Preto Pereira* Publicado em 20/09/2021, às 07h38

As aulas presenciais voltaram
As aulas presenciais voltaram

Apesar  de abrir a possibilidade de que 100% dos estudantes frequentem a escola de maneira presencial, a prefeitura de São Paulo ainda patina na entrega de equipamentos que serviriam para auxiliar os professores que estão em ensino remoto. A Diretoria Regional de Educação de São Mateus, região leste da Capital,  ainda não tinha recebido nenhum equipamento até o dia 09 de setembro (Quinta-Feira).

Um e-mail ao qual a reportagem do Papo de Mãe teve acesso informa que a distribuição dos equipamentos começaria nesta sexta-feira, dia 10.  

Desde agosto, as escolas municipais já podem atender 100% dos estudantes presencialmente embora a presença ainda não seja obrigatória. Até o dia 09 de setembro, segundo dados disponíveis numa planilha atualizada pela própria Secretaria Municipal de Educação, nenhuma escola da Diretoria Regional de São Mateus havia recebido algum equipamento.

Veja também 

Um professor ouvido pela reportagem, que dá aula em uma das escolas vinculadas à diretoria de ensino, disse que a falta de equipamentos prejudicou o trabalhos dos professores: “Não tínhamos computadores para todos os professores. Tivemos que pegar os computadores da sala de informática da escola (que ficou fechada por conta da pandemia) e fazer neles todo o trabalho de preparação de aula e registro da presença dos estudantes“, afirmou o educador, que pediu para não ter seu nome divulgado.

Ele também ressalta que a maior dificuldade na escola era o acesso à internet no prédio da instituição de ensino. “E também não sei informar se foi permitido que o educador levasse o computador para casa para fazer o trabalho. Eu não peguei o computador da escola”, disse o educador.

No dia 10 de setembro houve a entrega de 35 notebooks. Depois, em 13 de setembro, foram entregues mais 22 aparelhos. O total de equipamentos entregues (57) deixa a Diretoria Regional de Educação de São Mateus como a que menos recebeu os aparatos até agora. Também é a única que só recebeu os materiais em setembro. A cidade de São Paulo tem 13 Diretorias Regionais de Educação.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo foi procurada pela reportagem para dar exclarecimentos. A reportagem solicitou um porta-voz, o que a prefeitura  negou por "falta de agenda". Foi emitida apenas uma nota:

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que a entrega dos notebooks está ocorrendo dentro do planejado, no total serão destinados 48 mil notebooks aos educadores com o intuito de fornecer subsídios para colaborar com as atividades de formação e planejamento das aulas. A pasta também investiu R$ 600 milhões em tablets e chips para garantir o processo de educação continuada, ampliando as ferramentas aos estudantes." 

Considerando o total de equipamentos já entregues, segundo dados da própria Secretaria da Educação, foram entregues 25.123 computadores.    

*Raphael Preto Pereira é Repórter do Papo de Mãe. 

Educação