Papo de Mãe
» VERÃO

Produtos perfeitos para utilizar durante os dias quentes do verão

Para garantir que sua pele se mantenha jovem e saudável é preciso ficar atento e utilizar bons produtos

Juliana Melo* Publicado em 12/03/2022, às 06h00

Use e abuse dos antioxidantes e protetores solares
Use e abuse dos antioxidantes e protetores solares

Verão, época de ir à praia se bronzear, mas é bom ficar atento, pois, não existe bronzeamento saudável e devemos incluir em nossa rotina vários outros cuidados, para garantir que sua pele se mantenha jovem e saudável.  

Mas, como assim Juliana não existe bronzeamento saudável? O sol é o maior causador do estresse oxidativo em nosso organismo, por causa dos raios UVA e UVB liberamos radicais livres que aceleram o envelhecimento, por isso o protetor solar é o seu melhor amigo mesmo em dias sem sol ou em qualquer estação do ano, ele é o melhor produto anti-aging que existe, lembre-se também que o melhor protetor solar é o físico ou também conhecido como mineral.

Diferente dos químicos amplamente conhecidos, os físicos formam uma película que reflete os raios UV, não permitindo que eles penetrem na sua cútis. Diferentes dos químicos que neutralizam os raios UV após permearem a pele, além do que esses protetores químicos contêm ingredientes muito nocivos como a oxibenzona, octocrileno, entre outros que além de potenciais alérgenos também são muito conhecidos por serem assassinos de corais, ou seja, altamente nocivos a sua saúde e para a natureza. Alguns países inclusive já proibiram a utilização desses protetores nas praias.

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre

cuidados com a pele na gravidez

Outras dicas importantes quanto ao uso de protetores solares são: a medida correta para a proteção descrita no rótulo é uma colher de chá ou passar protetor ao longo de 3 dedos; prefira os protetores solares com FPS 30, ele garante 96,67% de proteção, já os protetores com FPS 60 garantem 98,33%, menos de 2% a mais de proteção e são bem mais caros. Então, prefira retocar várias vezes o seu protetor FPS30, do que utilizar 1x o protetor FPS 60 para economizar.

Além disso, existem outros produtos que associados ao protetor potencializam sua eficácia, a vitamina C, por exemplo, é um poderoso antioxidante que além de tratar e ajudar a clarear as manchas, neutraliza os danos solares já sofridos, protege contra poluição, ilumina a pele, entre outras maravilhas.

Veja também:

Então passe sua vitamina C antes do protetor solar de no mínimo FPS 30. De preferência usar a vitamina C + o triplo ácido hialurônico, está junção é perfeita  para essa missão, além de trazer todos os benefícios da Vitamina C, ela também irá hidratar sua pele tridimensionalmente. Outra queridinha e indispensável é a niacinamida ou Vitamina B3  -  também é antioxidante e perfeita para os dias de sol, além de ajudar a prevenir contra o câncer de pele, ela antioxida, hidrata, clareia manchinhas e ainda te dá proteção contra a luz azul dos eletrônicos, e também deve ser utilizado antes do protetor solar.  

Agora se você quer dar um boost de antioxidantes na sua pele e adicionar a hidratação poderosa do esqualano, após o uso de um dos séruns, adicione um creme pró-aging, que contenha 4 potentes antioxidantes, Vitamina C, Niacinamida, Vitamina E e Cafeína mais o esqualano, poderoso lipídio biomimético que hidrata profundamente a pele e em seguida passar o seu protetor solar físico.

Aliás é importante que os passos sejam:

  1.  Limpar
  2.  Tonificar
  3.  Antioxidar ( C/ Sérum)
  4.  Hidratar
  5.  Protetor solar

Durante o verão é importante também evitar o uso de ácidos com ação queratolítica, como ácidos glicólicos, ferúlicos, mandélicos, entre outros. Lembrando que, o ácido hialurônico indicado anteriormente é um ácido preenchedor e hidratante que pode e deve ser utilizado tranquilamente na exposição solar.

Então, nesses dias quentes, use e abuse dos antioxidantes e protetores solares, eles irão manter a luminosidade e jovialidade da sua pele, que é tudo que buscamos.

Juliana Melo
Juliana Melo

*Juliana Melo é idealizadora e sócia-proprietária da marca de cosméticos naturais e veganos DE LA TERRE , que nasceu junto com o seu momento de gestação e o desejo de deixar um planeta melhor para a sua filha.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook