Papo de Mãe
Papo de Mãe

Produtos de beleza para adolescentes: Como escolher?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há indícios de que a exposição ao longo do tempo aumentou a presença de algumas doenças reprodutivas, autoimunes, cardiopulmonares, cerebrais e a obesidade. 

Roberta Manreza Publicado em 03/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h05

None
3 de dezembro de 2020


Os riscos das substâncias químicas que interferem no sistema hormonal.

Como mãe, uma das preocupações recentes que tenho é sobre o uso de produtos de beleza na adolescênciaEmbora sejam vendidos de maneira livre, na maior parte dos casos, os cuidados requerem um acompanhamento profissional, com dermatologistas, esteticistas, farmacêuticos e principalmente, dos pais.

Atuando como farmacêutica nos últimos vinte anos, pude aprender muito sobre as interações de produtos cosméticos com o organismo de cada pessoa, e recentemente com a minha filha, Gabi, entrando na adolescência, percebi como existe pouca informação sobre os malefícios de alguns tipos de produtos nesse período de desenvolvimento hormonal.

Um dos pontos mais importantes que gostaria de falar é sobre os disruptores endócrinos.

Disruptores endócrinos são basicamente substâncias químicas que interferem no sistema hormonal. Alguns disruptores estão presentes em grande parte dos produtos de higiene e beleza do dia a dia, como os parabenos, fragrâncias e agrotóxicos.

O uso de produtos com esses compostos apresenta riscos futuros no desenvolvimento do adolescente, gerando uma contaminação de baixo nível, mas de longa duração.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há indícios de que a exposição ao longo do tempo aumentou a presença de algumas doenças reprodutivas, autoimunes, cardiopulmonares, cerebrais e a obesidade.

Além disso, ainda há uma gama enorme de produtos químicos sintéticos que não foram avaliados sobre sua atividade da desregulação hormonal e que estão nas prateleiras pelo país.

Mas, o que podemos fazer?

Sabe aquela dica que recebemos na alimentação sobre sempre dar preferência para produtos mais naturais frente aos industrializados? O mesmo vale para o mundo de higiene e beleza.

Ao ler um rótulo, quanto mais fácil é a leitura dos ativos naquela composição, mais natural serão os produtos encontrados.

Óleos essenciais e vegetais, Águas Termais, Vitaminas, extratos de plantas, produtos orgânicos são apenas algumas das opções mais saudáveis que ajudam nos cuidados diários da pele sem prejudicar o futuro de nossos filhos!

Por Silmara Spinelli, farmacêutica bioquímica.

@silmaraspinelli




DestaquesDicasDiversosHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriançaJovemSaúde