Papo de Mãe
» SAÚDE

Por que mudar para cosméticos naturais?

Uma mulher que usa 12 produtos de beleza ao longo do dia está se expondo a cerca de 168 de substâncias tóxicas. Saiba mais sobre cosméticos

Juliana Melo* Publicado em 09/01/2022, às 06h00

Entenda a diferença entre os produtos de beleza
Entenda a diferença entre os produtos de beleza

A dúvida colocada no título do artigo é uma pergunta que recebo frequentemente, claro! Mas, é uma resposta tão abrangente que é difícil ser sucinta. No entanto, vamos começar falando sobre a lista tóxica da beleza.

É importante frisar que com a evolução constante da ciência a cada dia se evidencia mais o quanto a toxicidade de substâncias extremamente utilizadas nos cosméticos comuns podem ser nocivas. Esses ingredientes nocivos são facilmente encontrados inclusive em produtos para bebês, pois são muito mais baratos por isso frequentemente utilizados e são linkados a diversas doenças contemporâneas. Isso é evidenciado cada vez mais através de diversos artigos científicos que são publicados e que crescem a cada dia.

De acordo com o EWG (Environmental Working Group - Grupo de Trabalhos Ambientais), uma mulher que utiliza 12 produtos ao longo do dia, se expõe em média a 168 dessas substâncias tóxicas, enquanto homens que utilizam em sua grande maioria menos produtos, ainda são expostos em média 85 dessas substâncias, frequentemente encontradas em sabonetes, pasta de dentes, cremes, protetores, desodorantes e maquiagens.

Assista ao Papo de Mãe

A pesquisa ainda mostra que adolescentes são ainda mais expostos, pois utilizam mais produtos, em média 17. Esses ingredientes são apresentados nos rótulos através do INCI (International Nomenclature off Cosmetics Ingredients) o que torna mais difícil a leitura do que se encontra no produto, no entanto existem diversas ferramentas que podem te auxiliar em ter autonomia para entender o rótulo daquilo que você passa na sua pele. Como por exemplo, o site da EWG  que explica e mostra o grau de risco do produto e o App Ingred- que também classifica sua toxicidade, entre outros Apps que valem a pena procurar.

Além de livres dessas substâncias, cosméticos naturais são feitos com pelo menos 95% de matérias primas naturais ou extraída de plantas, nos outros 5% podem ser utilizados ingredientes sintéticos seguros, eco certificados e biodegradáveis. Marcas de cosméticos naturais e veganas pesquisam todas as matérias primas para saber também a sustentabilidade desde a extração à biodegradabilidade, para que os produtos sejam limpos e livres. Do bem, do inicio ao fim.

Veja tambem

Utilizando manteigas, ceras, vitaminas, extratos, peptídeos, óleos todos vegetais e aromatizados com óleos essenciais, trazendo muito mais benefícios ao corpo e ao meio ambiente através da tecnologia verde com maior performance. Os cosméticos naturais trazem muito mais benefícios, pois, tratam na raiz do problema de forma mais gentil com o corpo e ao meio ambiente, do qual devemos prestar muito mais atenção, pois grande parte dos produtos comuns utilizados estão poluindo imensamente o planeta, os rios, os mares... E muitos deles inclusive foram banidos em vários países.

Como eu disse inicialmente, é um assunto muito amplo, mas, fica aqui o questionamento do por que aprender o que está sendo inserido na nossa rotina diária e o porquê de introduzir hábitos mais saudáveis. Transicionar ao natural é uma questão de amor a si, ao que amamos, à natureza e ao futuro!

juliana
Juliana Melo

*Juliana Melo é cosmetologista, criadora e sócia-proprietária da marca de cosméticos naturais e veganos DE LA TERRE , que nasceu junto com o seu momento de gestação.

ColunistasSaúde