Papo de Mãe
» GESTAÇÃO

Podcast: Gravidez na pandemia

Pesquisa revela queda no número de consultas e dúvidas sobre riscos, a hora do parto e amamentação

Roberta Manreza e Sabrina Legramandi* Publicado em 15/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 21/01/2021, às 12h23

Pesquisa revela queda no número de consultas e dúvidas sobre riscos, a hora do parto e amamentação
Pesquisa revela queda no número de consultas e dúvidas sobre riscos, a hora do parto e amamentação

O Instituto Locomotiva, em parceria com o instituto Patrícia Galvão, realizou uma pesquisa com mulheres grávidas e puérperas durante a pandemia. Neste podcast, Mariana Kotscho e Roberta Manreza entrevistam Maíra Saruê, socióloga, diretora do Instituto Locomotiva e coordenadora da pesquisa. Ela destaca os principais dados apontados pelas mulheres.

Durante a pandemia, as grávidas diminuíram o número de consultas de pré-natal por medo de contaminação por coronavírus. São muitas as dúvidas que ainda permanecem. Quais os riscos de uma grávida com covid-19? Como fica a hora do parto? A mulher pode amamentar?

Veja também:

O Instituto procurou entrevistar mulheres grávidas sobre o medo, as informações e a realidade delas durante a pandemia da covid-19. "A pesquisa mostrou que a maioria se considerava um grupo de risco só por estarem grávidas", disse Maíra.

Uma em cada 3 diminuiu a ida a consultas e a realização de exames presenciais; o mesmo número disse não ter recebido orientação nas consultas de pré-natal sobre como evitar a contaminação pelo coronavírus. Quase 60% tiveram redução de rendimentos e 28% das grávidas tiveram que continuar a sair para trabalhar. Uma em cada 3 não sabe onde vai deixar o bebê após a licença-maternidade. Para 84% a experiência da gravidez ficou mais difícil por causa da pandemia.

É preciso amparar essas mulheres em um momento de insegurança e com um olhar específico para as grávidas." (Maíra Saruê)

Segundo a socióloga, o objetivo da pesquisa foi revelar a realidade dessas mulheres durante a pandemia e, assim, amplificar a voz delas e pautar ao poder público as necessidades específicas que as grávidas têm.

"Muitas mulheres estão ou vão ficar grávidas: ainda dá tempo de pensar em programas específicos para essa parcela da população", finaliza Maíra.

Ouça aqui.

*Sabrina Legramandi e Roberta Manreza são repórteres do Papo de Mãe

Assista ao vídeo da entrevista com Maíra Saruê:


OLA PodcastsPandemiaGravidezPós-partoSaúde