Papo de Mãe
» MÃO NA MASSA

Podcast: as crianças no preparo dos alimentos

A nutricionista Duda Guaraná fala sobre a importância da presença das crianças na cozinha para garantir uma alimentação saudável

Maria Cunha* Publicado em 28/08/2021, às 07h00

A nutricionista Duda Guaraná dá dicas para a criança começar na cozinha
A nutricionista Duda Guaraná dá dicas para a criança começar na cozinha
Oferecido por:


Neste podcast do Papo de Mãe, da OLA Podcasts, você ouve a entrevista completa com a nutricionista Duda Guaraná sobre a participação das crianças no preparo dos alimentos. 

Duda Guaraná, uma das criadoras do movimento NutriCuca e mãe de Mariah, de 9 anos, e Isabel, de 6, fala dos benefícios de incluir as crianças na cozinha. 

Veja também

A nutricionista explica que quando levamos as crianças para preparar as refeições, elas ficam muito mais curiosas e até acabam se alimentando melhor. Além disso, Duda Guaraná relata que os pequenos questionam muito e alimentos muito cotidianos, como frutas, na maioria das vezes já chegam picadas para a criança comer. Mas, ela explica que o ideal é, se ela é uma criança muito pequena, você descascar e pedir pra ela amassar, provar, mostrar para que tem um caroço. 

“Eu acho que tudo isso vai desenvolvendo não só a criatividade da criança do tipo da preparação que ela vai fazer, mas também vai deixar a criança mais aberta a provar. Quando a mãe está junto, isso são mais dois passos à frente, é o estímulo, o espelho. Aqui em casa, foi muito assim na introdução alimentar, foi a história da gente tentar ali, no dia a dia, oferecer e elas colocando a mão na massa mesmo”. 

Isso só contribui para que a autonomia da criança vá crescendo e ela entenda que, muitas vezes, você pode usar um alimento de diversas formas. 

“Eu acredito que esse incentivo à cozinha só tem ganho: para a alimentação, para você provar, para essa criança não ser tão seletiva, para ela entender que às vezes ela não gosta de um suco, de uma fruta, de um vegetal, mas que ela vai gostar em um bolo, um purê. A nossa refeição, por ser muito rico o nosso solo, quanto mais incentivar, eu acho que é um ganho para todo mundo”, pontua a nutricionista Duda Guaraná. 

É muito importante se apropriar de informações para saber o que a gente está levando à mesa, o que nós estamos comendo. As crianças também precisam dessa informação. 

Outro ponto fundamental aos pais é o seguinte: na hora de dar um alimento para o seu filho e ele falar “não gostei” ou recusar da maneira dele, se não falar ainda, fazendo careta, é preciso dar e insistir nesse mesmo alimento 10 vezes, para que a criança realmente escolha e decida se gosta ou não. O problema é que as mães tendem a falar “Não, ele não gosta de laranja, eu dei uma vez e ele recusou”, sem tentar novamente. Isso se agrava se essa mãe não gosta da fruta, porque ela já não come, então fica muito difícil o estímulo. 

Há também a história da refeição, o afeto no preparo, o ato de sentar à mesa depois que você produziu a receita

“Acho que tem tantos pontos aí que você consegue trabalhar dentro da alimentação, e você vê que como brasileiro, assim, a gente falando em dados aqui, a gente está obeso e desnutrido, então esse estímulo para as crianças é importantíssimo”. 

Em relação às questões de saúde, a nutricionista Duda Guaraná reforça a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento. 

“Eu falo que a gente não pode perder a mão, a criança vai para uma festa, ótimo, ela vai estar com os amigos, vai tomar um mate, comer doce à vontade. Mas, no dia a dia, você colocar uma alimentação rica, isso faz a diferença não só para os ossos, mas para o foco da criança, para o entendimento, para o sono, para o humor”, diz a nutricionista Duda Guaraná. 

As dicas e recomendações para a criança começar na cozinha 

Duda Guaraná orienta que tudo depende da idade, dos dois aos quatro anos, é recomendada a “prática da mão no alimento”, ou seja, amassar a farinha com o ovo para fazer um cookie, amassar a fruta e identificar os alimentos. 

“A gente fazia muitas brincadeiras para a criança se familiarizar com o que a gente tem. Quando você vai ficando um pouco mais velho, você já começa usar uma faca sem ponta, conseguir quebrar o ovo. Eu sempre falo o seguinte: iniciar com receitas simples, não começa com bolo de camadas ou com um suco muito elaborado, e quantidades, de novo, um copo, faz um bolinho que seja menor, vamos ver se gosta”. 

Em relação aos pré-adolescentes, Duda Guaraná comenta que o primeiro alimento a ser preparado é brigadeiro na panela, então a ideia é buscar alternativas, como usar o cacau ao invés do chocolate em pó e colocar menos açúcar. 

“E, assim, você vai desenvolvendo muito mais a qualidade dos alimentos, mas eu acho que sempre com a supervisão de um adulto, olhando o gás, olhando a panela, porque quando você faz isso várias vezes, a criança entende o que é para ser feito, o que é o perigo, às vezes encosta numa panelinha mais quente e a criança já fica nervosa. Então, é sempre um incentivo contínuo, não tem jeito”.

Sobre a pandemia, a nutricionista acredita que o isolamento social também fez com que todos, crianças e adultos, aprendessem a se virar um pouco melhor na cozinha. 

A nutricionista lembra que no Brasil é um privilégio ter acesso aos alimentos e se alimentar bem, mas reforça que temos um solo muito rico, então o erro está nas nossas escolhas. 

“A gente está indo mais para os alimentos industrializados, onde a gente poderia dar lugar ao nosso bom e famoso arroz com feijão e saladinha. Eu acho que a base é não complicar, mas você diversificar, comer bem e fazer boas escolhas, é o básico e a gente está perdendo um pouco isso para lanches, sucos açucarados, e a criança vai nessa onda, a gente tem limites de obesidade aumentando muito, então é preocupante”, conclui a nutricionista Duda Guaraná. 

O movimento NutriCuca

O NutriCuca é uma plataforma de consciência alimentar, só que são conversas curtas com um robô sobre alimentação, então é possível falar desde sobre o intestino, até sobre chocolate, imunidade, sono. 

“É onde você conversa para saber o  quanto você entende daquele assunto. Você entra no nosso site que é o https://nutricuca.com.br e lá você tem esse bate-papo, só que todas as informações do robô são feitas por nutricionistas, então é respaldado, com artigos científicos”. 

*Maria Cunha é repórter do Papo de Mãe 

Ouça a entrevista completa de Roberta Manreza, do Papo de Mãe, com Duda Guaraná 

Podcast do Papo de Mãe sobre crianças na cozinha

**O Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis é uma iniciativa global da Nestlé, que assumiu o compromisso de ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 no mundo todo. Desde 1999 foram beneficiadas mais de 3 milhões de crianças no Brasil. 

Com o lema “muda que elas mudam”, a partir de uma plataforma de conteúdo, o programa estimula famílias a adotarem hábitos mais saudáveis e ainda promove um prêmio nacional que ajuda a transformar a realidade de 10 escolas públicas por ano com reformas e mentorias pedagógicas. 

Conheça mais no site do programa

AlimentaçãoDicasNestlé por crianças mais saudáveisOLA PodcastsPodcastCriançaSaúde