Papo de Mãe
» ANTIRRACISMO

Podcast: Como criar crianças antirracistas

A comunicadora Deh Bastos, em entrevista exclusiva ao Papo de Mãe, disse: “Se você está fazendo um antirracismo confortável, você está fazendo errado”

Redação Papo de Mãe Publicado em 03/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h14

Conheça o projeto “Criando Crianças Pretas”
Conheça o projeto “Criando Crianças Pretas”

A comunicadora Deh Bastos, em entrevista exclusiva ao Papo de Mãe, disse: “Se você está fazendo um antirracismo confortável, você está fazendo errado.” A mãe de José, de 2 anos, criou o projeto “Criando Crianças Pretas”. Ela explica que a iniciativa tem esse nome porque ela acredita nas crianças, mas a conversa é com os pais.

Neste papo com Mariana Kotscho e Roberta Manreza, ela fala sobre racismo, explica o antirracismo, conta do @criandocriancaspretas e também comenta sobre o movimento recente “Escolas Antirracistas”.

Essencialmente, temos que falar com crianças pretas e com crianças brancas sobre o racismo. No Brasil, o antirracismo é um aprendizado." (Deh Bastos)

A comunicadora explica que, a partir dos três meses, as crianças já têm capacidade de diferenciar a cor dos seus cuidadores. "Desde a barriga, precisamos ter a consciência de que precisamos fazer uma educação antirracista para as nossas crianças", afirma.

Veja também:

Essa prática muda conforme a faixa etária. Ter, desde sempre, referência de intelectuais pretos e contar histórias é um passo importante. 

Deh diz haver uma normatização dos espaços com pessoas brancas no poder. "Nenhuma mãe preta precisa aprender a criar um filho: o meu trabalho é para falar com as mães de crianças brancas", diz.

Um menino negro é sempre alvo da polícia e elas crescem aprendendo sobre isso. Com as mães brancas, precisamos falar sobre privilégio, hierarquia racial, educação eurocentrada e de como a escola perpetua o racismo." (Deh Bastos)

Deh Bastos também é ativista e conta que é preciso “conversar muito com as famílias brancas”. Ela afirma que são as crianças brancas são futuros adultos racistas e falar sobre isso é essencial para não reproduzir o racismo que mata as crianças pretas. Deh também fala de seu podcast na OlaPodcasts: MIND7.

Sejamos todos antirracistas, hoje e sempre.

@criandocriancaspretas

@deh_bastos

Ouça aqui. 

Assista ao vídeo da entrevista e se inscreva no canal do Papo de Mãe:

Desafios / DilemasEducaçãoEntrevistasOLA PodcastsPodcast