Papo de Mãe
» INFÂNCIA

Podcast: A criança e a cidade na pandemia

Laís Fleury dá algumas dicas para promover a relação da criança com a natureza em casa: cuidar de plantas, deixar entrar o sol, manter janelas abertas

Redação Papo de Mãe Publicado em 06/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h34

Entrevista com Laís Fleury, do Instituto Alana: crianças podem se relacionar com a natureza mesmo nas cidades grandes, dentro e fora de casa
Entrevista com Laís Fleury, do Instituto Alana: crianças podem se relacionar com a natureza mesmo nas cidades grandes, dentro e fora de casa

O Podcast do Papo de Mãe, na OLA Podcasts, traz uma entrevista de Mariana Kotscho e Roberta Manreza com a coordenadora do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, Laís Fleury. Imaginem quantos milhões de bebês e crianças vivem na capital paulista e em outras grandes cidades do país. Mas como anda a relação destes pequenos cidadãos com o mundo fora de casa, ainda mais durante a pandemia? Qual a importância da relação das crianças com a cidade e dessa sensação de pertencimento?

A relação das crianças com a natureza na cidade grande deve ser ressignificada, segundo Laís. "Essa relação começa em casa e é importante entender que as crianças podem ter o contato com a natureza através da forma com que elas conseguem ter esse acesso", afirma.

Veja também:

Para Laís Fleury, mesmo antes de começar o isolamento social a garotada já vivia mais fechada, sem passear pelas ruas, sem conhecer novos espaços, sem procurar pela natureza que ainda habita as cidades. “É preciso ocupar a cidade para criar um sentimento de pertencimento”, assim as crianças se tornam cidadãs e crescem com a preocupação de cuidar do local onde vivem.

Ela também ressalta a importância de políticas públicas para a primeira infância e de como governos municipais precisam priorizar isso nos seus planos de governo.

Laís Fleury dá algumas dicas para promover a relação da criança com a natureza mesmo dentro de casa: cuidar de plantas, mesmo que em pequenos vasos, deixar entrar o sol, manter janelas abertas para o ar circular.

Quando a pandemia passar, ocupar a cidade será ainda mais necessário. E os municípios precisam oferecer espaços saudáveis para as crianças e também para os adultos.

Ouça aqui a entrevista.

@institutoalana @papodemaeoficial papodemae.uol.com.br

Assista ao vídeo da entrevista e se inscreva no Canal Papo de Mãe:

Desafios / DilemasEntrevistasInstituto AlanaOLA PodcastsPandemia