Papo de Mãe
» ENTRETENIMENTO

Personagens inspirados na dupla Palavra Cantada reestreiam em Belo Horizonte no musical “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”

Os bonecos criados pelo grupo Giramundo, que personificam as animações na dupla Palavra Cantada se apresentam, no dia 22 de maio, no Sesc Palladium.

Redação Papo de Mãe Publicado em 16/05/2022, às 06h00

Dupla Palavra Cantada, Paulo Tatit e Sandra Peres - Foto: reprodução/ Palavra Cantada
Dupla Palavra Cantada, Paulo Tatit e Sandra Peres - Foto: reprodução/ Palavra Cantada

Em 2020, pouco antes do início da pandemia, o público pôde conhecer em São Paulo, a evolução da bem-sucedida carreira da Palavra Cantada que ultrapassou os limites de apresentação da dupla e ganhou um musical independente. Os já conhecidos personagens no YouTube, Pauleco e Sandreca, ganharam vida nas mãos de carismáticos bonecos criados pelo Grupo Giramundo.

O espetáculo “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água” volta aos palcos em forma de um musical lúdico, divertido e educativo. Nele, os personagens percorrem lugares onde exploram e descobrem para o que serve a água, sua função na natureza e relevância da conservação das florestas e outras paisagens naturais, além de temas que tratam das ameaças ao meio ambiente e do aquecimento global.

Na montagem, os protagonistas Pauleco (inspirado em Paulo Tatit) e Sandreca (inspirada em Sandra Peres) estão sempre em busca do seu amigo Pingo (voz original de Fabio Brazza), e encontram outros companheiros como Maré (voz original de Fafá de Belém), Rejeito, Chica, Ralo, Trompet, Irmãos Xingú, a pinguim Greta e muito mais. O espetáculo tem músicas compostas pela Palavra Cantada – Sandra, Paulo e parceiros, além de Fabio Brazza, que compôs a canção do personagem Pingo.

O cenário é composto por vídeos, animações e objetos que também interagem com os bonecos, controlados por seis marionetistas. Ao todo, serão 11 canções que embalam as aventuras de Pauleco, Sandreca e sua trupe de amigos. Todas foram arranjadas, orquestradas e regidas por Ruriá Duprat para orquestra sinfônica.

bonecos musical
Bonecos Pauleco e Sandreca do musical " “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água” 

 Os bonecos foram criados especialmente por Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, a partir de resíduos e materiais de descarte. Outra surpresa fica por conta da utilização da água como instrumento de percussão.

Para Sandra Peres:

“A retomada da apresentação do musical é muito emocionante para nós. Ele marca um momento importante da trajetória da Palavra Cantada. Há alguns anos criamos os personagens Pauleco e Sandreca, conhecidos por meio dos clipes no YouTube. Agora, com o musical, eles ganham personalidades, ganham vida. É um universo de possibilidades que se abre para além dos nossos shows, que continuaremos a fazer. Com esses personagens nos palcos, no cinema de animação e em outras formas de expressão artística, poderemos levar a um público muito maior nossas músicas e nossos conteúdos, de forma criativa e acessível. Sobre o musical, é a realização de um antigo desejo. Eu e o Paulo tínhamos uma coleção de músicas em torno do tema água e ao mesmo tempo queríamos dar vida aos personagens. O extraordinário talento criativo e sensibilidade do Giramundo deram um relevo especial a esse desejo”.

Para Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, esse espetáculo se associa a uma data muito importante: “Para mim, o musical faz parte das comemorações dos 50 anos do Giramundo, que foi interrompido por dois anos. É um espetáculo de Bonecos criados com objetos descartáveis, brinquedos, eletrônicos, roupas, madeiras, visando uma maior conscientização de todos. Tudo pode ser imaginado, sonhado e transformado. Que venham mais 50 anos do Giramundo, mutante como a Água e encantador como a Palavra Cantada.”

Veja também

O espetáculo é recomendado para crianças a partir dos 3 anos de idade.

Mais informações

Classificação: Livre.

Duração: 60 minutos

Data: 22/05/2022

Horário: 17h00 (abertura da casa); 18h00, início do espetáculo.

Local: Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro – Belo Horizonte (MG).

Ingressos: Sympla

Direção geral: Sandra Peres

Direção artística: Beatriz Apocalypse (Grupo Giramundo) e Sandra Peres (Palavra Cantada)

Direção musical: Rúria Duprat e Sandra Peres

História e Roteiro: Fernando Salém

Criação e realização: Palavra Cantada Produções Musicais

Saiba mais

Palavra Cantada: Música, brincadeira e educação andam juntas desde 1994, quando a Palavra Cantada foi fundada pelos músicos Sandra Peres (composição, piano, teclados e voz) e Paulo Tatit (composição, baixo, violão, guitarra e voz). A ideia é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças. Qualidade e sucesso seguem o mesmo compasso. Desde a sua criação, a Palavra Cantada é premiada e elogiada pela crítica, graças a esse trabalho cuidadoso.

Seis álbuns da dupla foram premiados. O Prêmio da Música Brasileira (antes conhecido como Prêmio Sharp, Prêmio TIM e Prêmio CARAS) foi recebido seis vezes. Ao todo, são 16 CDs, 10 DVDs e 7 livros lançados, sempre com a preocupação de valorizar a cultura, os ritmos e os instrumentos brasileiros. Outro destaque é a relação íntima e acolhedora que a dupla constrói com as crianças e suas famílias: os shows já foram assistidos por mais de 1,5 milhão de pessoas e o canal no YouTube tem 1,4 milhão de inscritos e 1 milhão de visualizações diárias.

Grupo Giramundo: O Grupo Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, tendo produzido 36 montagens de espetáculos desde então.

Atualmente, o Giramundo foca em um núcleo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa, onde convivem bonecos reais e imagens digitais. Suas experiências mais marcantes são: Pinocchio, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Vinte Mil Léguas Submarinas, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Metas do Milênio Futura, Dango Balango, Segue o Beco, Teatro do Mundo, Manual do Marionetista, Giramundo Reconta, entre outros.

Fernando Salém: Compositor e roteirista formado em Música Popular, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em 1980. Durante as décadas de 80 e 90, Fernando fez turnê pela Europa com a banda Xoro Roxo, apresentação em shows com Paulo Miklos, composição da trilha sonora do filme Frankstein Punk, de Cao Hamburger, além das trilhas para as aberturas de vários programas da TV Cultura, como Tom Jobim, Nascente, Tropicália a 2 e Cartão Verde, entre muitos outros.

Entre 2001 e 2010, fez roteiros e trilhas para diversos programas como Peixonauta, Circo do Edgard, Vila Sésamo, Lugar Incomum, De Onde Vem?, Escola pra Cachorro, Cocoricó para diversos canais como TV Cultura, TV Globo, Multishow, TV Record e Canal Futura. Em 2010 fundou o selo Vidal Records. Através dele, lançou seu segundo álbum solo Rugas Na Pele Do Samba com as participações de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos.

Ruriá Duprat: Maestro, arranjador, produtor, compositor, pianista e dono de um currículo extenso e prestigiado. Já trabalhou com alguns dos maiores artistas nacionais e internacionais, teve suas composições e arranjos executados por inúmeras orquestras no Brasil e no exterior. 

Além de reger e conceber arranjos para o CD “Acústico MTV” de Lenine, álbum vencedor do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop e reger o DVD “Live in Rio” de Diana Krall, seu trabalho como Diretor Artístico, Produtor e Arranjador com o trompetista Randy Brecker lhe rendeu um Grammy Americano na categoria Best Contemporary Jazz Album em 2009.

 Seus últimos trabalhos incluem a produção do álbum L.I.K.E de Ron Carter, uma lenda viva do Jazz, e os arranjos para a turnê 2017 do tenor Plácido Domingo.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

DicasDiversão3 a 8 anos9 a 12 anosCriança