Papo de Mãe
» PÁSCOA

Páscoa: ovos com brinquedos merecem atenção na escolha

Caso não sejam fabricados seguindo as normas de segurança, os brinquedos que acompanham os ovos de Páscoa podem ocasionar acidentes

Erika Tonelli * Publicado em 08/04/2022, às 08h25 - Atualizado às 09h00

Respeite a indicação da idade apresentada pelo fabricante do ovo
Respeite a indicação da idade apresentada pelo fabricante do ovo

A Páscoa está chegando e, especialmente para as crianças, é uma das épocas mais gostosas do ano. Além da confraternização e da diversão com as brincadeiras tradicionais da data, como a famosa “caça aos ovos” e “siga as pegadas”, os ovos de chocolate, sobretudo aqueles com brindes, chamam a atenção de meninos e meninas. Inclusive, para despertar ainda mais o interesse das crianças, há novos modelos, como embalagens plásticas no formato de ovo com brinquedos de todos os tipos.

Para os pais, familiares e responsáveis, o momento da compra exige atenção para garantir a segurança das crianças. Isso porque os brinquedos ou brindes que acompanham o ovo de Páscoa /podem ocasionar acidentes durante a brincadeira, caso não sejam fabricados seguindo as normas de segurança.

Por essa razão, a primeira orientação é certificar-se que esses brinquedos apresentem o selo do Inmetro. Ele garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança e qualidade, não expondo as crianças a riscos desnecessários. Também é obrigatória a indicação de faixa etária. Estas informações devem estar na embalagem do ovo e, caso não estejam, não adquira o produto.

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre

sobre vilões da alimentação

Respeite a indicação da idade apresentada pelo fabricante do ovo; ou seja, somente presenteie meninos e meninas com produtos recomendados para suas faixas etárias. Essa simples atitude pode evitar que acidentes graves aconteçam. Aliás, é importante não deixar que compartilhem os brinquedos com as crianças com idade abaixo da faixa etária indicada.

O cuidado não é excessivo, pois crianças menores de 3 anos ainda estão na fase oral e como os brindes que acompanham os ovos de Páscoa possuem peças muito pequenas há risco de sufocação. Também é importante verificar se os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos são atóxicos.

Veja também:

Por fim, outra providência que pode passar despercebida para muitos pais, familiares e cuidadores, mas que faz diferença, é o descarte de toda a embalagem após a abertura do ovo, pois ela pode oferecer risco. Cordões, fitas ou barbantes e embalagens plásticas podem causar acidentes com crianças, principalmente as menores de 4 anos, como sufocação e estrangulamento.

Coloque em prática esses cuidados e aproveite a Páscoa para reforçar os laços afetivos com as crianças. Para mais dicas sobre prevenção contra acidentes com brinquedos, confira esse outro artigo!

Erika Tonelli
Erika Tonelli

*Erika Tonelli é a especialista da Aldeias Infantis SOS Brasil em Entornos Seguros e Protetores.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasErika Tonelli