Papo de Mãe

Papo de Mãe mostra as histórias de mães e filhos que convivem com o lúpus, doença da cantora Selena Gomez. E saiba por que as adolescentes acabam abandonando o tratamento e colocando a própria ...

Roberta Manreza Publicado em 02/09/2016, às 00h00

Imagem Papo de Mãe mostra as histórias de mães e filhos que convivem com o lúpus, doença da cantora Selena Gomez. E saiba por que as adolescentes acabam abandonando o tratamento e colocando a própria ...

Papo de Mãe mostra as histórias de mães e filhos que convivem com o lúpus, doença da cantora Selena Gomez. E saiba por que as adolescentes acabam abandonando o tratamento e colocando a própria vida em risco.

2 de setembro de 2016


Por Roberta Manreza,

FullSizeRender-15

Reprodução/Instagram

Selena Gomez  anunciou nesta semana que fará uma pausa na carreira para cuidar da saúde. Em outubro do ano passado, a cantora revelou ter lúpus, uma doença crônica. O lúpus pode ser controlado com um tratamento adequado, mesmo assim, Selena enfrenta depressão, ansiedade e pânico.

Doença autoimune, o lúpus pode aparecer na infância ou na vida adulta e atinge mais o sexo feminino, na proporção de nove mulheres para cada homem. O Brasil tem cerca de 200 mil pessoas com lúpus.  São mais de mil casos diagnosticados por ano. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, 4.475 pessoas foram internadas por causa da doença.

geral-maes2

Neste programa especial sobre lúpus, saiba como identificá-lo. Os sintomas podem ser confundidos com muitas outras doenças, por isso, o difícil diagnóstico.

O lúpus não tem cura, mas há controle. Quem tem lúpus não pode tomar sol e precisa evitar lugares com muitas pessoas. Há dores crônicas que variam em diferentes partes do corpo. Dependendo da gravidade da doença, os tratamentos têm efeitos colaterais.

filha-mae11

Muitas adolescentes acabam abandonando os remédios por causa do mal estar, dos inchaços, das acnes e da queda de cabelo. O apoio psicológico é fundamental para quem tem lúpus. Uma alimentação específica também é recomendada.

As mulheres com lúpus precisam redobrar o cuidado durante a gravidez, mas não estão proibidas de ter filhos.

Veja tudo isso no Papo de Mãe sobre a doença.




DestaquesHomeNotícias